Notícias

Cidade da Praia vai albergar a Zona Económica Especial Tecnológica de Cabo Verde

“Estamos a criar aqui na cidade da Praia, ilha de Santiago, uma Zona Económica Especial Tecnológica, que inclui o Parque Tecnológico, mas depois um conjunto de condições que estamos a reunir no plano fiscal e no plano parafiscal para atrairmos grandes empresas de base tecnológica”, afirmou Olavo Correia sublinhando que o objetivo maior visa a produção de serviços a partir de Cabo Verde para o mundo

A informação foi hoje avançada pelo Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, na visita que efetuou hoje às obras do Parque Tecnológico da Praia, ilha de Santiago, com o objetivo de se inteirar da retoma e do desenvolvimento desse projeto estratégico para o desenvolvimento de Cabo Verde.

“Estamos a criar aqui na cidade da Praia, ilha de Santiago, uma Zona Económica Especial Tecnológica, que inclui o Parque Tecnológico, mas depois um conjunto de condições que estamos a reunir no plano fiscal e no plano parafiscal para atrairmos grandes empresas de base tecnológica”, afirmou Olavo Correia sublinhando que o objetivo maior visa a produção de serviços a partir de Cabo Verde para o mundo.

Por outro lado, apontou que o Governo quer criar novas oportunidades para talentos cabo-verdianos que atuam no setor das tecnologias de informação e das telecomunicações.

Neste sento, avançou que o Centro Tecnológico será dotado de todas as condições necessárias “para que os nossos jovens, no país e na diáspora, possam testar as ideias, criar, inovar, prestar e produzir serviços que poderão ser exportados à escala regional e à escala mundial”.

De ressaltar que a Zona Económica Especial da Praia vai compreender um conjunto de condições que têm a ver com o ecossistema, envolvendo o Parque Tecnológico, as universidades, o Governo e as Câmaras Municipais “fazendo de Cabo Verde, da cidade da Praia um Hub Tecnológico, envolvendo ainda a extensão deste projeto em Mindelo, São Vicente”, conforme explicou o Ministro Olavo Correia que é também Tutela da Pasta das Telecomunicações.

Por outro lado, disse que o Governo tem como uma das Ambições para curto e médio prazo fazer de Cabo Verde um país de referência em termos de criação de condições para a promoção dos talentos.

O Parque Tecnológico representa um investimento, inicial, de 36 milhões de euros, cofinanciado pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo Estado de Cabo Verde, “para servir a nossa juventude que a queremos mais criativa. Um investimento matricial para o futuro de Cabo Verde e que vai comandar o ritmo de crescimento do nosso país nos próximos tempos”.

Após a visita desta manhã, o Vice Priemiro-Ministro confessou estar “muito satisfeito” com o desenvolvimento das obras, que está a decorrer a bom ritmo. “Já dei indicações à nossa equipe para acelerarmos o termino da conclusão dessas infraestruturas para que possamos, o mais breve possível, dar aos nossos jovens esse espaço de inovação e de criatividade e possamos atrair grandes empresas das TICs do mundo”.

A par disto, apontou é preciso preparar “adequadamente a nossa juventude para a concretização desta ambição”, devendo o sistema de ensino cabo-verdiano “ser capaz de formatar jovens que dominem fluentemente três línguas, que tenham o domínio das ciências e das tecnologias”, finalizou.

De se notar que, na visita de hoje, o Governante fez acompanhar de uma importante delegação constituída, entre outros, pelo Secretário do Estado para Inovação e Formação Profissional, a Secretária do Estado para a Modernização Administrativa, PCA do NOSi, representantes das empresas de telecomunicações que operam no país e por representantes de star ups do ramo das TICs.