Notícias

Combate à dengue: Navio holandês HNLMS Johan de Witt will apoia Cabo Verde

Durante a sua visita de dois dias a Cabo Verde, a missão da tripulação do HNLMS deslocará nesta madrugada à ilha do Maio para continuar com apoio na luta contra a dengue. Farão parte de Delegação cabo-verdiana 150 militares e 20 elementos da protecção civil.

O apoio da Holanda surge na sequência do pedido feito pelo Governo de Cabo Verde aos parceiros de desenvolvimento, aos países amigos e Organismos Internacionais, no sentido de combater a dengue.

A visita a Cabo Verde do navio HNLMS Johan de Witt will, enquadra-se, também, no programa de fortalecimento das relações com África que visa melhorar a segurança marítima no Atlântico. O maior e o mais novo navio da marinha holandesa tem por objectivo fazer intercâmbio com as autoridades cabo-verdianas nomeadamente, a Guarda Costeira, Policia Marítima e Policia Judiciaria.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a marinha africana, americana e europeia e outros organizações marítimas.

Antes de chegar a Cabo Verde passou por Senegal, Serra Leoa, Libéria e Gana.

Refira-se que HNLMS Johan de Witt will tem a preocupação ecologista e ambiental no que se refere às questões do mar. Também funciona como universidade marítima, pois permite a formação de alunos africanos na área naval e marítima, operações de embarque e assistência médica.

Esse navio é composto por uma doca flutuante, pista de desembarque, parque de estacionamento, armazém, hospital, posto de comando e hotel. Está devidamente equipado para efectuar desembarque em qualquer lugar sem que seja necessárias instalações portuárias ou assistência em terra.