Notícias

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemorado com várias atividades no largo de Quebra Canela

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi comemorado com um leque de atividades promovidas pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através da Direção Geral da Inclusão Social.  

O evento que aconteceu durante esta manhã de ontem, 3 de dezembro, no largo da Quebra Canela, em parceria com as ONG´s que atuam na área da deficiência, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a temática da deficiência em Cabo Verde e contribuir para a sua consciencialização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência nas diferentes esferas da vida política, social, económica e cultural.  

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, participou das atividades e lembrou que nos últimos anos, o Governo duplicou o valor da subvenção às organizações da sociedade civil que trabalham com as pessoas com deficiência, realçando que estão sendo desenvolvidas ações no sentido de permitir o acesso ao mercado de trabalho, à educação, saúde e outros bens e serviços.  

“Nós vamos tomar duas medidas que vão ser impactantes no futuro. Primeiro é criarmos um Estatuto do Cuidador Informal, que é aquela pessoa que tem sob a sua responsabilidade uma pessoa dependente. Terá o reconhecimento como uma profissão que será remunerado e terá segurança social. Em segundo lugar, no quadro do Plano Nacional de Cuidados, desenvolvermos as Cuidadoras de família, que são pessoas que dedicam exclusivamente a cuidar de um familiar, e a nível da legislação formalizar este trabalho”, afirmou o Ministro. 

Ainda o Governante adiantou que estas duas ações são possíveis através de duas medidas, nomeadamente a reforma da segurança social e a reforma do código laboral no sentido de haver horários flexíveis para quem tenha um dependente ao seu cuidado.  

O Ministro reconheceu também que em Cabo Verde ainda tem uma grande carência de especialistas para lidarem com determinados tipos de deficiência.    

Durante esse dia, que é assinalado anualmente à nível mundial, foram realizadas várias atividades culturais, desportivas e recreativas, das quais se destacam, dança, jogos adaptados e exposição de materiais e fotografias.