Na tarde de domingo, 29 de junho, teve lugar, em Roma, a festa da comunidade cabo-verdiana em celebração dos 50 anos da independência nacional, sob o lema “Cabo Verde, nôs orgulho, nôs futuro”. O evento foi presidido pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que se encontrava na capital italiana a participar na 44.ª Sessão da Conferência da FAO e pôde, assim, integrar facilmente esta esperada celebração na sua agenda.
Foram, efetivamente, momentos de grande alegria e de regozijo em torno dos marcos e ganhos indiscutíveis da nossa história de sucesso — especialmente ao longo destes 50 anos de Cabo Verde independente. Uma festa recheada de gastronomia, tradições culturais e da nossa música, vivamente aquecida pela alma crioula unida.
A comemoração teve início com a entoação do hino nacional pela artista Jessica Moreno. Ao longo da tarde — que se prolongou noite adentro — os presentes foram brindados com atuações musicais dos artistas Jerusa e Fabrizio Malerba, Alex Araújo e Angélica Ponti, e Marzia Duarte, além do desfile de “pano di terra”, com peças preparadas pelo Sr. Marzio Marzot, e a apresentação do grupo Associação Amigos de Santo Antão, com o tradicional “Cola San Djon”, dançarinas e “tamboristas” em destaque.
Como não podia faltar, a festa contou com deliciosos pratos tradicionais, servidos com elegância e muito sabor. Destacou-se ainda a presença da equipa de futebol da diáspora cabo-verdiana em Roma, que tem participado em várias finais e conquistado seis títulos no “Mundialito” local.
No seu discurso, o Ministro Gilberto Silva elogiou a excelente organização do evento e a atmosfera festiva criada pela comunidade cabo-verdiana em Roma. Fez referência ao percurso do nosso jovem país, às conquistas alcançadas nos diversos sectores, ao crescimento económico e desenvolvimento social, bem como aos desafios ainda enfrentados — sublinhando, nesse contexto, o papel fundamental desempenhado pela diáspora.
Um dos momentos altos da noite foi o “korta-bolo” do 50.º aniversário, com um bolo imponente e lindamente decorado, preparado pelas senhoras Fernanda Gomes e Maria Braz, que foi degustado com orgulho e emoção por todos os presentes.
Além do Embaixador de Cabo Verde na Itália, Dr. Estevão Tavares, participaram também os Cônsules Honorários para as regiões de Nápoles (Dr. Lucca Riuccilli, acompanhado do ex-cônsul Giuseppe Riuccilli), Florença (Dra. Alba Serena Binazzi), Milão (Dra. Edna Lopes), Bari (Dra. Giorgia Laccasella) e, do Consulado em Turim, o Agente Colaborador Dr. Pierre Monkam — todos merecendo o elogio do Ministro pelo relevante papel desempenhado em prol do desenvolvimento e da integração da comunidade cabo-verdiana em Itália.
A festa proporcionou ainda ao Ministro a oportunidade de se reunir com empresários cabo-verdianos e italianos interessados em investir no país, bem como com artistas, estudantes, académicos, líderes associativos e cidadãos de referência da nossa comunidade.“Uma excelente comemoração. Sala cheia de gente bonita, unida, muito positiva e orgulhosa do nosso pequeno grande país”, confidenciou o Ministro.