Notícias

Comité de Pilotagem do PNV reúne-se no seu primeiro encontro

 

O Programa Nacional do Voluntariado surgiu na sequência do Projecto "Corpo Jovem para o Ambiente", executado entre 2003 e 2006 na Ilha de Santiago, que permitiu, por um lado, a criação de um espaço nacional de debate no domínio do voluntariado, reconhecendo-o como um caminho para o desenvolvimento nacional e, por outro, potenciou o lançamento das bases para a criação de um Programa Nacional de Voluntariado.

Desta forma, requisitou-se ao Programa de Voluntários das Nações Unidas (PVNU), um acompanhamento para a implementação de um Programa Nacional do Voluntariado, duradouro, primeiramente em 4 (quatro) ilhas de Cabo Verde como experiências piloto (nomeadamente Santiago, Fogo, São Vicente e Santo Antão), com o propósito de criar um ambiente favorável ao voluntariado e de estruturar as capacidades locais na gestão do voluntariado.

Surge, assim, o Projecto de "Apoio para implementação do Programa Nacional do Voluntariado em Cabo Verde", Programa Tripartido entre o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Juventude, as Nações Unidas – PVNU e a Plataforma das ONGs, em representação da sociedade civil.

O projecto visa contribuir para a inclusão das comunidades mais vulneráveis (maxime jovens e mulheres) no processo de desenvolvimento sócio-económico do País (UNDAF 2), investindo na promoção, no desenvolvimento e na melhoria da qualidade do engajamento dos cidadãos, no voluntariado. O mesmo teve o seu arranque efectivo em Maio de 2009.

A criação de um Comité de Pilotagem do referido Projecto constitui, assim, uma etapa prioritária para o respectivo funcionamento e implementação.