Hoje é um dia especial para a comunidade de Salamansa, em São Vicente, que passou a contar, com um Centro de Dia. Esta nova estrutura vem colmatar a ausência de um espaço dedicado ao acolhimento e apoio às crianças e adolescentes da zona. Com esta inauguração, Salamansa junta-se às comunidades da Ribeirinha e de Monte Sossego, passando a existir três Centros de Dia na ilha.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, reforçando o compromisso do Governo com a proteção e valorização da infância.
Os Centros de Dia são espaços pensados especialmente para acolher crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos, oferecendo um ambiente seguro, acolhedor e cheio de atividades que promovem o seu crescimento pessoal e social.
Nestes espaços, as crianças têm acesso a um ambiente seguro e protegido, apoio fora do horário escolar, atividades educativas, culturais e desportivas, afeto, atenção e acompanhamento e principalmente um lugar para brincar, aprender e crescer.
Financiados pelo Fundo MAIS e sob a supervisão do ICCA – Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, estes centros são geridos por organizações da sociedade civil, confissões religiosas e autarquias locais, escolhidas através de concursos públicos no âmbito da Estratégia para a Erradicação da Pobreza Extrema (2023-2026).
Mais do que estruturas físicas, os Centros de Dia são uma resposta concreta às necessidades das famílias, ajudando a prevenir o abandono escolar, os abusos, a exploração infantil e outras situações de risco.
Em Cabo Verde, os Centros de Dia já são uma referência. Representam esperança, cuidado e investimento no futuro das nossas crianças. Juntos, estamos a construir uma sociedade mais justa, mais segura e com mais oportunidades para todos.