Notícias

Conselho de Ministros aprova agenda do Cabo Verde Investment Forum

No Conselho de Ministro desta quinta-feira, 16 de Maio, foram socializados e aprovados a nota conceptaul e a agenda – do Cabo Verde Investment Forum -CVIF,  que terá lugar na ilha do Sal, de 1 a 3 de Julho deste ano. Esta será a primeira edição de um evento empresarial de alto nível, destinado a investidores e empresários nacionais e internacionais, bem como a instituições financeiras e parceiros de desenvolvimento que desejem promover e apoiar investimentos em Cabo Verde.

Conforme o porta-voz do Governo, o Secretário de Estado Gilberto Barros, este fórum está voltado para o setor privado que é “um dos eixos centrais desta governação e o motor do crescimento económico”.

CVIF19 é o “resultado de um compromisso assumido pelo Governo de Cabo Verde durante a Conferência Internacional de Paris “Construindo novas parcerias para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”, realizada em Dezembro de 2018, para reforçar ainda mais o diálogo com a comunidade empresarial nacional e internacional”.

O governante adiantou que um vasto leque de países já confirmou a participação no evento, como Arábia Saudita, Espanha, França, China, Costa de Marfim, Camarões, entre outros. Salientou ainda que, neste momento, Cabo Verde goza de uma reputação e credibilidade muito elevada. “O Governo recebe todos os dias investidores de alto nível”, pelo que exortou as autoridades, o setor privado e todos os cabo-verdianos a pensar a forma como recebemos os investidores, pois “é o tratamento que damos que fará com que o investimento seja feito no nosso país”, disse ciente de que “fazendo isso bem feito não só chegaremos aos 7% de crescimento económico como podemos ultrapassá-lo”.

O fórum de investimento é promovido pelo Governo com o objectivo de mobilizar recursos, construir parcerias, particularmente no sector privado, bem como fazer e fechar negócios.

O Governo aprovou ainda em sede de Conselho de Ministros o Projeto de Decreto-Lei que aprova o Código de Rede Elétrica de Cabo Verde. Trata-se de uma série de normas e procedimentos para a boa utilização de rede de energia elétrica. Isto é, este código tem a ver com as normas técnicas para injetar e armazenar energia elétrica na rede.

Foi também aprovada a Proposta de Resolução que autoriza o Ministério das Finanças a realizar despesas com o procedimento de aquisição agrupada de 38 (trinta e oito) veículos operacionais para os serviços das Administrações Centrais, Tribunal de Contas, Delegacias e Centros de Saúde.

“18 desses veículos são ambulâncias que serão distribuídas para todas as ilhas de Cabo Verde, com vista a reforçar a capacidade de transporte de pacientes e assim melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica Gilberto Silva.