Notícias

Conselho de Ministros com foco no novo Ano Lectivo

Fernanda_Marques

O arranque do novo ano lectivo, 2011-2012 foi o ponto-chave da sessão do Conselho de Ministros realizada ontem, dia 01 de Setembro. A Ministra de Educação e Desporto garante que está tudo a postos para o arranque do novo ano escolar, com o início das aulas marcado para o dia 14 do corrente mês.

Este ano o lema é “Juntos Por Uma Educação de Qualidade”, e o desafio será juntar toda a comunidade escolar, no sentido de continuar a promover a qualidade de ensino no país.

Assim, a Ministra Fernanda Marques desafia toda a sociedade a juntar forças no sentido de promover uma educação de excelência. “Assumamos juntos, o Ministério da Educação e Desporto, o poder público e todos aqueles que são a comunidade educativa”. Um apelo que chama a atenção de pais, encarregados de educação, professores a cumprirem o seu papel com rigor, tendo a qualidade de ensino como meta.

Ainda afirma que para se atingir a qualidade há que se dar continuidade à aposta na formação de professores, investimento em equipamentos e escolas e uma reestruturação a nível de gestão no sistema educativo nacional.

Combater a taxa de abandono escolar é outro desafio para este ano lectivo. A Ministra da Educação e Desporto sublinhou que é preciso “trabalhar integralmente contra o abandono escolar” principalmente no Ensino Secundário que a taxa é de 7% (dados referentes ao ano lectivo 2010-2011), em parceria com o Ministério da Juventude e Desenvolvimento dos Recursos Humanos.

No Conselho de Ministros de ontem, foram também aprovados o diploma referente à Orgânica do Governo, em que atribuí ao Ministério da Juventude Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, chefiado pela Ministra Janira Hopffer Almada, a pasta do Desenvolvimento Social e Família, anteriormente sob a tutela do Dr. Felisberto Vieira. O Projecto-Lei que estabelece o Regime Jurídico da Geodesia, que se inscreve no programa de modernização da organização do território e o Decreto-Lei que fixa as regras de aplicação da Convenção de Haia foram outros diplomas aprovados na sessão de 01 de Setembro.