Notícias

COVID-19: Ministério da Saúde recebe donativo da Organização Mundial da Saúde

O Ministério da Saúde e da Segurança recebeu, esta quarta-feira, 24, no âmbito da COVID-19, um donativo que inclui reagentes para laboratório e equipamentos da Organização Mundial da Saúde. Durante a cerimónia de entrega oficial do donativo, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, enalteceu o importante apoio prestado pelo Organização Mundial da Saúde ao país, ao afirmar que “este apoio não se reduz ao tempo da COVID-19, pois desde sempre a OMS vem apoiando o país em concreto na área da saúde e, desta forma, podemos reforçar o nosso sistema a nível dos cuidados de saúde”.

O Ministério da Saúde e da Segurança recebeu, esta quarta-feira, 24, no âmbito da COVID-19, um donativo que inclui reagentes para laboratório e equipamentos da Organização Mundial da Saúde.  Durante a cerimónia de entrega oficial do donativo, o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, enalteceu o importante apoio prestado pelo Organização Mundial da Saúde ao país, ao afirmar que “este apoio não se reduz ao tempo da COVID-19, pois desde sempre a OMS vem apoiando o país em concreto na área da saúde e, desta forma, podemos reforçar o nosso sistema a nível dos cuidados de saúde”.

Em relação à pandemia, tem sido “um apoio bastante relevante” e em concertação com as próprias necessidades do país. “Cabo Verde para além do enorme esfoço interno feito para contornar esta pandemia, tem também contado com o apoio dos seus parceiros a nível da cooperação multilateral e bilateral”, e é graças a isso que temos hoje a situação que é conhecida no país.

Na ocasião, o Ministro realçou que o Governo pretende vacinar a população com vacinas adquiridas através da plataforma Covax, mas o Executivo está a envidar esforços para extra plataforma covax conseguir também a aquisição de mais vacinas”. “Preconiza-se que em dois anos serão vacinadas 60% da população, mas é evidente que serão feitos todos esforços para lá onde for possível fazer para que isso aconteça em muito menos tempo”, salientou Arlindo do Rosário. Entretanto, explicou que esta questão está relacionada, não com a falta de financiamento, mas sim com a disponibilidade das vacinas no mercado mundial.

Para o Representante da Organização Mundial da Saúde, Hernando Agudelo , esta doação enquadra-se na necessidade de suprir as necessidades identificadas em relação às respostas ao tratamento e combate da COVID-19 a nível nacional. Estes equipamentos e reagentes, segundo o Representante da OMS, está orçado em cerca de 300 mil dólares, e serão distribuídas nas estruturas de saúde a nível nacional, incluindo hospitais centrais e regionais.

Hernando Agudelo aproveitou ainda para salientar que a Organização Mundial da Saúde está empenhada em trabalhar na chegada, o quanto antes, da vacina através do mecanismo Covax :“estamos empenhados em fazer tudo o que é necessário para que a vacina possa chegar no país o mais rápido possível e desta forma poder em primeiro momento vacinar as pessoas que estão linha da frente deste combate”.