Ministro Carlos Monteiro destaca aposta na formação e internacionalização dos treinadores nacionais
Arrancou esta terça-feira, 10 de junho, na Cidade da Praia, o Curso Nacional de Futsal – Nível 1, uma iniciativa conjunta entre o Governo de Cabo Verde e a Federação Cabo-verdiana de Futebol, que visa reforçar a qualificação técnica no futsal e elevar o nível competitivo da modalidade no país.
Na cerimónia de abertura, presidida pelo Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, foi destacada a importância da formação contínua dos treinadores nacionais como pilar fundamental para o desenvolvimento do futsal em Cabo Verde.
“No futuro, teremos treinadores nacionais a receberem outros tipos de formação para poderem exercer atividade em qualquer parte do mundo — aqui, no continente e a nível internacional — e também ministrar formações. O objetivo é elevar a qualidade da modalidade no país e assegurar a oficialização das competições”, sublinhou o governante.
O curso, que decorre durante três dias, é ministrado por duas referências internacionais da modalidade: o treinador Manolo Pagani e Daniel Matkovic, membro do Comité Suíço de Arbitragem de Futsal. No total, participam 27 formandos, selecionados para receber capacitação especializada.
O Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Desporto e da Juventude, tem vindo a reforçar o seu compromisso com a valorização do futsal, apoiando não só a formação de agentes desportivos, como também a dinamização das competições oficiais em todo o território nacional.
Carlos Monteiro reafirmou, na ocasião, a total abertura do Executivo para continuar a ser um parceiro estratégico neste processo de transformação do futsal em Cabo Verde. “Queremos que os nossos agentes e desportistas possam transformar a paixão em conhecimento e profissionalismo, contribuindo para o crescimento sustentado da modalidade”, afirmou.
O Curso Nacional de Futsal marca assim mais um passo no processo de desenvolvimento e consolidação do futsal como uma das modalidades com maior impacto social e desportivo no arquipélago.