Notícias

Discurso da S.E. Primeiro Ministro na Abertura da Cimeira Digital de Tallinn, Estónia

Cara Primeira-Ministra Kaja Kallas 

Muito obrigado por me convidar para participar nesta Cimeira Digital. 

É, realmente, um grande prazer visitar o seu belo país pela primeira vez. 

Há muito que ansiava visitar a Estónia, particularmente, devido à notável revolução digital que tão brilhantemente alcançou. 

Cabo Verde partilha, igualmente, o ambicioso objetivo de se tornar numa Nação Digital. Estamos acelerando rapidamente os nossos esforços em direção à essa visão. 

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para forjar uma forte parceria com a sua estimada nação. 

Permitam-me que apresente Cabo Verde. Cabo Verde é um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento, com mais de 99% do nosso território coberto por mar e menos de 1% por terra.  A nossa Zona Económica Exclusiva é tão vasta quanto o Estado do Texas nos EUA. 

Não temos recursos minerais. Os nossos recursos naturais são o sol, o vento e a diversidade de paisagens nas nossas ilhas. Historicamente, essas bênçãos naturais eram frequentemente associadas à seca e à emigração. Porém, através da resiliência, conhecimento e tecnologia, estamos transformando esses recursos em:

  • Energias renováveis provenientes do sol, vento e mar.
  • Água dessalinizada do mar.        
  • Economia azul e turismo através do mar, das belas praias e montanhas. 
  • A natureza nos ensinou o valor da resiliência e a importância de se investir no nosso maior recurso: no capital humano, o nosso povo. 

Ele nos ensinou a descobrir o nosso segundo principal recurso: a estabilidade, a boa governação e níveis baixos de perceção da corrupção, derivado da democracia e de instituições credíveis. 

O capital humano e institucional permitiu a Cabo Verde encontrar o seu lugar entre as nações e na economia global. Portanto, salvaguardar e melhorar a democracia é muito importante para nós. 

A construção de uma democracia forte depende muito da qualidade e da força das instituições, instituições que inspiram confiança nos cidadãos.  

A tecnologia digital pode desempenhar um papel fundamental. As ferramentas digitais facilitam o estabelecimento de sistemas eleitorais confiáveis, fiáveis e credíveis.

 Em Cabo Verde, o nosso sistema eleitoral integrou as TIC, permitindo-nos anunciar os resultados das eleições em poucas horas após o encerramento das mesas de voto, com cobertura mediática instantânea. 

As ferramentas digitais ajudam a melhorar a transparência financeira e fiscal na administração pública, a combater a corrupção e a promover a prestação de contas. 

Na busca da transparência, em Cabo Verde, implementámos várias medidas. 

Estamos atualmente a desenvolver um Portal de Transparência. 

Também estamos cientes de que a democracia na era das redes sociais, a inteligência artificial e a política quântica pressupõem grandes desafios para todos os países do mundo. 

A resposta a esses desafios é mais democracia, maior empoderamento dos cidadãos, mais confiança nas instituições e regulação digital global. 

Permitam-me fazer um parêntese para reafirmar que nestes tempos difíceis devido à guerra na Ucrânia, Cabo Verde está do lado dos valores e princípios da liberdade, democracia e respeito pela soberania e integralidade territorial dos povos e países. 

É por isso que, desde o início, não hesitamos. 

Desde o início, condenámos a invasão da Ucrânia pela Rússia e mantivemos a nossa posição consistente. 

Minhas Senhoras e Meus Senhores 

Cabo Verde está numa jornada transformadora, onde a tecnologia digital serve como um acelerador para:·

  • Modernizar a administração pública;
  • Melhorar o ambiente de negócios;
  • Aumentar a eficiência e produtividade nas empresas;
  • Gerar oportunidades de emprego para os nossos jovens;
  • Facilitar o acesso à educação e saúde de qualidade para todos;
  • Reduzir as disparidades regionais no acesso ao serviço público e democratizar os serviços de qualidade em todas as nossas ilhas;
  • Impulsionar a transição para energia limpa, promovendo a agricultura inteligente e a economia azul; e
  • Integrar a nossa diáspora no desenvolvimento do nosso país. 

Aspiramos posicionar Cabo Verde como um Hub Digital em África. Temos em vigor estratégias abrangentes e planos de ação para governação digital e governação aberta. 

Estamos profundamente comprometidos em acelerar a transformação digital, o que beneficiará a nossa democracia, governação, economia, bem-estar dos cidadãos e desenvolvimento sustentável. 

Aguardo com expectativa um futuro brilhante de colaboração e amizade entre Cabo Verde e a Estónia. 

Mais uma vez, a minha sincera gratidão pelo seu gentil convite. 

Muito obrigado pela vossa atenção.