Notícias

Embaixadora de Cabo Verde em Washington e Representante Permanente nas Nações Unidas empossados hoje

 

Segundo nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, foi nomeada por Decreto-Presidencial nº 2/2007, de 22 de Maio último, Maria de Fátima Lima da Veiga para exercer o cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Cabo Verde nos Estados Unidos da América.

Por outro lado, por Decreto-Presidencial nº11/2007 de 06 de Julho de 2007, foi nomeado António Pedro Monteiro Lima para exercer, em comissão ordinária de serviço, o cargo de Representante Permanente da República de Cabo Verde junto da Organização das Nações Unidas.

Natural de S. Vicente, Maria de Fátima Lima da Veiga é formada em Língua e Civilização Anglo-americanas, pela Universidade d'Aix-en-Provence, França. Foi Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Cabo Verde em Cuba, e exerceu, de entre outras funções, o cargo de directora de Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Assessora do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades. É membro da Comissão Nacional do Comité Inter-Estados de Luta contra a Seca no Shael (CILLS) e de várias Comissões Nacionais preparatórias de eventos internacionais, coordenadora de grupos de trabalho responsáveis pela elaboração de estudos técnicos sobre a matéria atinente à política externa de Cabo Verde e às actividades do Ministério dos Negócios Estrangeiros e membro do júri de concursos de promoção do pessoal diplomático e técnico do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Tem o curso de Diplomacia para o Desenvolvimento, organizado pela Fundação Alemã para o Desenvolvimento em Berlim e de Aperfeiçoamento Diplomático, realizado na Praia pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em colaboração com o UNITAR e o Instituto Rio Branco (do Brasil).

António Pedro Monteiro Lima é natural de Dakar, onde nasceu em 1948, obteve o 1º ano de Doutoramento do 3º Ciclo em Letras Modernas pela Universidade de Paris, França, Mestrado e Licenciatura também em Letras Modernas pela Universidade de Tours, França. Diplomata de carreira desempenhou funções como: Chefe de Departamento Africa, Ásia, Oceânia da Direcção Geral dos Assuntos Políticos, Económicos e Culturais no MNE; Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Argélia; Embaixador da República da Guiné Bissau; Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Emigração do MNE; Secretário Geral do Fundo da CEDEAO em Lomé; Director da Comunicação do Fundo de compensação, cooperação e desenvolvimento da CEDEAO em Lomé, Togo, bem como Conselheiro Político e Diplomático do Presidente da República.