Notícias

Encontro de Reflexão sobre a Eliminação do Paludismo no país

A cerimónia de abertura do referido encontro foi presidida pelo Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, e contou com a participação do Coordenador do Programa Nacional da Luta contra o Paludismo, António Moreira, o Representante da Organização Mundial de Saúde, Hernando Agudelo.

No âmbito do dia Mundial da Luta contra o Paludismo, assinalado dia 25 de abril, sob o lema, “Faça um Risco sobre o Paludismo”, a Direção Nacional de Saúde através do Programa Nacional da luta contra o Paludismo (PNLP), em parceria com o Instituto Nacional da Saúde Pública, a Delegacia de Saúde da Praia e o Comité da Coordenação do Combate a SIDA (CCS-SIDA), realizou nesta sexta-feira, 23 de abril, um Encontro de Reflexão sobre a Eliminação do Paludismo no país.
 
A cerimónia de abertura do referido encontro foi presidida pelo Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, e contou com a participação do Coordenador do Programa Nacional da Luta contra o Paludismo, António Moreira, o Representante da Organização Mundial de Saúde, Hernando Agudelo. Segundo o Coordenador Nacional do Programa de Nacional da Luta contra o Paludismo, António Moreira este encontro teve como objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre o percurso feito pelo país no quadro da Luta Contra o Paludismo. Por outro lado, reforçar a informação e a sensibilização da população cabo-verdiana sobre a prevenção contra a doença.
 
António Moreira considera “um grande ganho” o fato do país durante esses três últimos anos não ter registado nenhum caso do paludismo, e ainda realçou que apesar do contexto de pandemia a que se encontra o país, os serviços da saúde têm vindo a garantir a realização de atividades enquadradas na eliminação desta doença.
De realçar que conforme, o coordenador António Moreira o país desde 2018 até agora não se registou nenhum caso autóctone somente há registos de casos importados, e com isso afirmou que o balanço do resultado é satisfatório.