Notícias

Encontro MCIC e Vitalina Varela – Prémio Boccalino d’Oro na Suíça

Na sua deslocação a Portugal, com a missão de assinar um Acordo de Cooperação importante no setor do teatro e artes cénicas, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, colocou também na agenda um encontro com Vitalina Varela, cabo-verdiana distinguida, recentemente, com o Prémio Boccalino d'Oro na Suíça num filme que leva o seu nome.

Na sua deslocação a Portugal, com a missão de assinar um Acordo de Cooperação importante no setor do teatro e artes cénicas, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, colocou também na agenda um encontro com Vitalina Varela, cabo-verdiana distinguida, recentemente, com o Prémio Boccalino d’Oro na Suíça num filme que leva o seu nome.

O titular da pasta da Cultura foi levar a Vitalina Varela, um abraço da morabeza e de todos os cabo-verdianos, orgulhosos por aquilo que ela alcançou e, em nome do Governo, os cumprimentos da Nação.

Vitalina Varela, mulher cabo-verdiana que saiu da sua terra natal e foi descoberta pelo realizador português, Pedro Costa, contou a sua história para as telas da sétima arte e conseguiu uma grande distinção e reconhecimento pela sua representação.

Em Cova da Moura, o governante foi recebido pelo grupo de batucadeiras, Finka Pé. Grupo ao qual Vitalina Varela pertence e cultiva as tradições da sua terra natal.

“Através de Vitalina fui recebido pelo grupo Finka Pé. Obrigado batucaderas! Mulheres de garra e força: que felicidade, que energia, que morabeza em cada um dos vossos olhares, gestos, em cada detalhe das nossas conversas que fluíram tão naturalmente! Senti felicidade neste encontro! Obrigado e que continuem a representar Cabo Verde, sempre!”, disse o governante.