Notícias

Fundo do Turismo financia primeiro Doutoramento em Turismo em Cabo Verde

O Ministério do Turismo e Transportes, através da Direção Geral do Turismo e Transportes, procedeu, nesta segunda-feira, 02 de setembro, à assinatura de um protocolo de colaboração com a COOPENSINO - Cooperativa do Ensino Superior, no valor de 6.000.000,00 ECV (seis milhões de escudos cabo-verdianos), destinados à Promoção e cofinanciamento do primeiro Doutoramento em Turismo em Cabo Verde. O documento foi rubricado pelo Diretor Geral do Turismo e Transportes, Francisco Martins, e pela Presidente do Conselho de Direção, Maria Madalena Duarte Almeida, na qualidade de entidade instituidora do ISCEE.

O Ministério do Turismo e Transportes, através da Direção Geral do Turismo e Transportes, procedeu, nesta segunda-feira, 02 de setembro, à assinatura de um protocolo de colaboração com a COOPENSINO – Cooperativa do Ensino Superior, no valor de 6.000.000,00 ECV (seis milhões de escudos cabo-verdianos), destinados à Promoção e cofinanciamento do primeiro Doutoramento em Turismo em Cabo Verde. O documento foi rubricado pelo Diretor Geral do Turismo e Transportes, Francisco Martins, e pela Presidente do Conselho de Direção, Maria Madalena Duarte Almeida, na qualidade de entidade instituidora do ISCEE.

A abertura pelo ISCEE de um doutoramento em Turismo em Cabo Verde, em estreita colaboração com uma das mais prestigiadas universidades portuguesas neste domínio, a Universidade do Algarve tem como objetivo promover o estudo e a investigação sobre modelos do turismo capazes de unir o desenvolvimento económico local à conservação do património. Promove ainda estratégias de inclusão de camadas sensíveis da população na fileira e na distribuição de benefícios e riqueza, com intuito de incentivar as boas praticas nas áreas do Turismo Sustentável , Comunitário, Rural e inclusão e dar respostas aos 4 desafios identificados no GOPEDS – Turismo, nomeadamente: Competitividade, Desconcentração, Maximização do Impacto liquido positivo e a Sustentabilidade .

O Ministério do Turismo e Transportes representado pela Direção Geral do Turismo e Transportes, através do Fundo do Turismo, compromete-se em apoiar com bolsas de estudos na percentagem de 50% das propinas aos futuros doutores selecionados com base em critérios pré-definidos, sendo um deles a apresentação de uma tese que abarque um tema de interesse nacional, sobre o Turismo Sustentável.

Por parte da ISCEE, o acordo prevê a realização de 2 a 3 Workshop/Seminários com um tema escolhido em concertação com o MTT/DGTT] pelo corpo docente do ISCEE e Universidade de Algarve em Turismo Sustentável. A ISCEE irá apoiar ainda na assistência Técnica na definição e elaboração da estratégia do marketing digital do destino em Turismo Sustentável e na identificação de Temas de Investigação sobre o Turismo Sustentável.

Assim sendo, em parceria com a Universidade do Algarve que assume, em Portugal, nesta área um papel inequívoco de liderança em termos de numero global de dissertações de mestrado e de doutoramento e um protagonismo maior no que fiz respeito à investigação conducente a processo de doutoramento, foi criado na ISCEE o Doutoramento em Turismo, com inicio previsto para o ano letivo 2019/2020.

De referir que este acordo de colaboração para o doutoramento em Turismo está direcionado a um grupo alvo que terá desta forma, um acesso mais facilitado à obtenção de um grau que legitimamente almeja, sem que tenha necessariamente se deslocar ao exterior para o efeito.