Um reconhecimento feito hoje, 20 de maio, em Genebra, ao Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, durante a sua visita de cortesia àquela organização.
A delegação de Cabo Verde, chefiada pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, teve um encontro de trabalho com o Chefe do Fundo Global para VIH, Tuberculose e Paludismo para a Região Africana de Oeste e do Centro, Dr. Ibrahim Faria, e a Gestora de Portfólio para Cabo Verde, Déborah Luisier.
O encontro permitiu ao governante demonstrar o esforço e os resultados de Cabo Verde na resposta às três doenças, com o suporte financeiro e técnico do Fundo Global, nomeadamente na certificação da eliminação do paludismo, no controlo do VIH-SIDA, na produção de oxigénio e outros gases medicinais, e no reforço do sistema nacional de saúde. Apontou também os desafios do Sistema Nacional de Saúde no contexto da crise socioeconómica e das incertezas de financiamento, pelo que há que estabelecer um plano de transição que permita a Cabo Verde consolidar os ganhos na vigilância epidemiológica e entomológica, na preparação e certificação da eliminação vertical do VIH, sífilis e hepatite B.
O Fundo Global, por sua vez, agradeceu a visita do Senhor Ministro e da sua delegação, felicitou o país pela boa gestão das subvenções e reiterou todo o apoio técnico e financeiro, dentro do possível, para o reforço do sistema integral de saúde.
De salientar que esta visita ao Fundo Global faz parte de uma agenda paralela do Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, à margem da 78ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde da OMS.