Notícias

Gala de Microfinanças é o culminar da Semana Nacional

A Semana Nacional de Microfinanças organizada pelo Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos com a parceria da Federação das Associações de Microfinanças (FAM-F), que decorreu desde o dia 18 último, culminará hoje, 22 de Novembro, no final da tarde, com a Gala Anual de Microfinanças onde serão premiados os clientes de sucesso das Instituições de Microfinanças (IMF’s) membros da FAM-F.

A Semana Nacional de Microfinanças tem o objectivo principal de divulgar e promover o sector de microfinanças em Cabo Verde aos actores do sector, clientes e o público em geral. O lema escolhido para o presente ano “Promover as Microfinanças para uma sociedade mais inclusiva” faz jus ao objectivo de propor uma profunda e participada reflexão sobre a década de oferta de serviços de microfinanças em Cabo Verde e as perspectivas.

Recorde-se que o Programa do Governo da presente legislatura e a Moção de Confiança que o aprova estribam-se na visão de uma Nação inclusiva, justa e próspera, com oportunidades partilhadas por todos, sendo este o grande desafio presente e futuro da Nação.

“A par do fomento do crescimento do sector privado e do investimento e da produtividade, é objectivo do Governo aprofundar as medidas de empoderamento das famílias e de reforço da coesão social, reduzindo a pobreza, eliminando a pobreza extrema, estimulando o empreendedorismo social, e promovendo uma vida condigna para todos”.

Porque o Governo entende que “A paz duradoura não pode ser alcançada a menos que grandes grupos da população encontrem meios de sair da pobreza. E as micro-finanças constituem um desses meios”.

A Gala terá lugar no Hotel Praia Mar, pelas 18H00, e conta com a presença dos representantes das IMF’s de Cabo Verde e diversas individualidades, entre os quais, parceiros e doadores, actores do sector, bancos, académicos, parlamentares, economistas etc.