Notícias

Gilberto Barros parabeniza INE pelo “brilhante trabalho”

O Secretário de Estado para as Finanças, Gilberto Barros, presidiu esta semana ao ato de abertura do encontro “Grupo Praia em Estatísticas da Governança” que elaborou o Manual de Produção de Dados Estatísticos em tempos de covid-19, a ser seguido a nível internacional. Um “brilhante trabalho” e que no entender de Gilberto Barros merece reconhecimento, principalmente dos cabo-verdianos

O Secretário de Estado para as Finanças, Gilberto Barros, presidiu esta semana ao ato de abertura do encontro “Grupo Praia em Estatísticas da Governança” que elaborou o Manual de Produção de Dados Estatísticos em tempos de covid-19, a ser seguido a nível internacional. Um “brilhante trabalho” e que no entender de Gilberto Barros merece reconhecimento, principalmente dos cabo-verdianos.

Trata-se de um encontro internacional de elevada importância e que reúne especialistas na área das estatísticas, especificamente, estatística sobre boa governação.

“Gostaria de parabenizar o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde por estar a liderar este processo de 2015 a 2020 com vista à produção de um manual sobre recolha de dados, o seu tratamento, a metodologia do tratamento, bem como a disseminação de dados estatísticos sobre boa governação” disse Gilberto Barros, ao reforçar que “se trata de um manual referencial que será agora utilizado em todos os países do mundo. Isso foi feito com um grande contributo de técnicos cabo-verdianos. Devemos de facto reconhecer a qualidade do trabalho feito. Pelo que a minha mensagem só poderia ser de parabéns ao INE de Cabo Verde por liderar um trabalho que é de qualidade e nível mundial – um manual técnico sofisticado”.

Disse estar confiante que no mandato 2020-2025, o INE de Cabo Verde fará certamente ainda mais e melhor, continuando o “brilhante trabalho” desenvolvido até agora.

Gilberto Barros enfatizou ainda a importância da informação estatística de qualidade e em tempo útil na tomada de decisões acertadas – o que segundo frisou, repercute diretamente nas Políticas Públicas.

Reforçou ainda que com a divulgação das estatísticas, os cidadãos têm ferramentas para acompanhar e avaliar da melhor forma o desempenho dos governos e do aparelho do Estado de forma geral.