Notícias

Governo apresenta Portal do Clima de Cabo Verde

Foi apresentado hoje, 16 de janeiro, na cidade da Praia, o Portal do Clima de Cabo Verde, numa cerimónia realizada no Ministério da Agricultura e Ambiente, presidida pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.

“Mais do que uma plataforma de informação, é um veículo de capacitação para toda a sociedade”, afirmou o Chefe do Governo na sua intervenção, considerando que este portal encoraja uma cidadania ambiental e climática ativa e consciente, reconhecendo que as mudanças climáticas são uma responsabilidade global, e não apenas dos países industrializados com elevadas emissões de carbono.

“Como nação insular, temos desafios únicos e reconhecemos a urgência de mudar atitudes e comportamentos para serem favoráveis à mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, sublinhou Ulisses Correia e Silva, acrescentando que “o portal representa um passo importante na promoção de literacia climática e ambiental, reforçando o conceito de cidadania ambiental e climática”.

Com o estabelecimento do Secretariado Nacional da Ação Climática e do Comitê Interministerial para a Ação Climática, sob a liderança do Primeiro Ministro, Cabo Verde estará a reforçar a governança climática com uma abordagem técnica e política integrada.

“Comprometemo-nos com a implementação de políticas e iniciativas ambiciosas para enfrentar as mudanças climáticas, objetivando a redução de emissões e a alcançar a neutralidade carbónica”, avançou.

Para este ano, prevê-se a aprovação pelo Parlamento da Lei do Clima e o Índice de Vulnerabilidade Climática que são elementos importantes da governança climática. Investimentos em energias renováveis e mobilidade elétrica, a conservação da biodiversidade e gestão sustentável dos recursos marinhos são outros aspetos relevantes que sublinham a determinação do Executivo na mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“O apoio e o envolvimento de todos os setores da sociedade, juntamente com os nossos parceiros internacionais e empresas, são fundamentais para transformar nossos objetivos climáticos em realidade”, avançou ainda o Primeiro Ministro no evento que contou com a presença dos Ministros Gilberto Silva, Alexandre Monteiro e Filomena Gonçalves e dos Secretários de Estado Alcindo Mota e Pedro Lopes, para além de do Corpo Diplomático e Representantes de várias Instituições parceiras de Cabo Verde.

A ação climática é uma determinante para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e deve ser assumida como um desígnio nacional de longo prazo, por isso o Governo de Cabo Verde incluiu a ação climática como uma das maiores prioridades do seu programa.