Notícias

Governo avança com requalificação e reconstrução do Porto de Pesca do Tarrafal

Para o Primeiro Ministro, “este projeto cumpre o sonho de várias gerações de tarrafalenses” e trará benefícios diretos à economia local, aos pescadores, peixeiras e ao turismo. O novo porto permitirá ainda o desenvolvimento da pesca semi-industrial.

O Governo liderado por Ulisses Correia e Silva vai mesmo avançar com o projeto de requalificação e, praticamente, reconstrução do Porto de Pesca do Tarrafal de Santiago.

Será muito mais do que um simples cais. Terá funções múltiplas: pesca, turismo, desporto náutico. Um investimento com financiamento garantido, cujo concurso será lançado ainda segunda ou terceira semana de junho, e a obra deverá iniciar-se em outubro, segundo dados avançados esta tarde pelo Coordenador da UGPE, Nuno Gomes.

Para o Primeiro Ministro, “este projeto cumpre o sonho de várias gerações de tarrafalenses” e trará benefícios diretos à economia local, aos pescadores, peixeiras e ao turismo. O novo porto permitirá ainda o desenvolvimento da pesca semi-industrial.

“Estamos a falar de um investimento com valor estimado em 280 mil contos, que irá transformar a zona costeira e dinamizar a economia do concelho”, explicou Ulisses Correia e silva, na presença do Ministro do Mar, Jorge Santos, e do edil local, José dos Reis.

Prevê-se também a construção de um arrastadouro em Chão Bom e melhorias na motorização e fibragem da pesca artesanal, no concelho do Tarrafal.

Ulisses Correia e Silva acredita que, com melhores infraestruturas, atrair-se-á mais investimento e mais emprego qualificado. “Desenvolvimento, crescimento e emprego – esse é o nosso compromisso com Tarrafal”, sublinhou.

Antes da sua presença no Tarrafal, o Chefe do Executivo esteve em S. Miguel, ainda com a agenda dedicada à pesca, onde assistiu à entrega de uma embarcação de 7 metros e motores e reuniu-se com pescadores e peixeiras da região, para além de ter visitado a Casa do Mar, o mercadinho local e a zona do porto arraste de botes.

“O Governo está a investir fortemente no setor das pescas, com foco em criar riqueza, gerar emprego e valorizar esta atividade essencial. Está em curso o estudo do projeto do porto de pesca, com financiamento garantido pelo Banco Mundial, e previsto um arrastadouro. Apostamos também em infraestrutura de frio, formação especializada, novas técnicas de pesca e organização das associações locais”, enunciou Ulisses Correia e Silva.

Segundo o Primeiro Ministro, o Governo quer que Santiago Norte disponha de uma boa rede de portos e serviços de apoio, incluindo a instalação de um simulador para formação de marinheiros. “Incentivamos ainda o acesso ao microcrédito e ao financiamento para pesca semi-industrial, como caminho para um setor mais moderno, rentável e sustentável, com mais oportunidades para os nossos profissionais do mar”, concluiu.