Notícias

Governo congratula-se com as melhorias em “rankings” económicos internacionais

A Economy Intelligence Unit 2013, uma agência internacional de investigação especializada em questões económicas, considera, no seu primeiro relatório de 2013, que Cabo Verde é o país mais estável de África, para o ano 2013-2014, a nível económico, político e social. O Relatório de 2013 considera ainda que Cabo Verde manteve a estabilidade macroeconómica e que o Governo fez progressos consideráveis no crescimento e redução da pobreza.

O Governo de Cabo Verde já emitiu um comunicado, reagindo com satisfação a esta classificação, tendo realçado os grandes progressos que o país tem registado, em termos da consolidação da democracia, o que resulta, igualmente e em grande medida, das muitas reformas e investimentos que vêm sendo levados a cabo nos últimos anos.

No entanto, também, em termos de liberdade económica referente a 2012, a Heritage Foundation no 2013 Index of Economic Freedom atribuiu a Cabo Verde uma pontuação de 63,7, no cômputo geral. A pontuação total de Cabo Verde é de 0,2 pontos, melhor do que o ano passado, com declínios em liberdades monetárias e do trabalho, contrabalançadas por ganhos substanciais em direitos de propriedade, no combate à corrupção e no aumento da transparência e, bem como, na gestão das despesas públicas.

Veja neste link o comunicado do Governo sobre esta classificação de Cabo Verde.

Leia também neste link http://www.heritage.org/index/country/capeverde (em inglês) a classificação de Cabo Verde