O Governo de Cabo Verde renovou o acordo de cooperação médica com Cuba. O Acordo de Renovação da Cooperação Médica entre os dois países foi assinado nesta terça-feira, 17 de junho, na sede do Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP), em Havana, pela Embaixadora de Cabo Verde em Cuba, Edna Barreto, e pela Vice-Ministra Primeira da Saúde Pública de Cuba, Tania Margarita Cruz.
Segundo o Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, este acordo é o culminar de negociações iniciadas durante a sua visita a Cuba, em abril deste ano, onde abordou com o seu homólogo cubano, José Angel Portal Miranda, o fortalecimento das relações de cooperação das missões médicas, bem como a formação de profissionais na área da saúde.
Com a assinatura do acordo, segundo o Ministro, fica viabilizado o recente pedido de Cabo Verde para o reforço do número de médicos cubanos, entre clínicos gerais e especialistas, para o Serviço Nacional de Saúde. De acordo com Figueiredo, estes médicos estarão no país dentro de pouco tempo.
O Embaixador de Cuba em Cabo Verde, Turcos Miguel Esquivel López, afirmou que a continuidade do acordo trará benefícios para ambos os povos e poderá estender a cooperação a outras áreas da saúde. Segundo o diplomata, “Cuba também está disposta a ajudar Cabo Verde na formação de especialistas. A grande maioria dos nossos colaboradores aqui possui qualificação para o magistério, o que oferece a oportunidade de iniciar a formação de especialistas em Cabo Verde pela primeira vez na história”.
O embaixador destacou ainda que o acordo permite a expansão da brigada médica para a atenção primária, com mais especialistas em Medicina Geral e Integral próximos da população e dos centros de saúde. Apontou, igualmente, a possibilidade de estender o acordo ao setor farmacêutico, destacando que Cuba possui uma indústria biotecnológica e farmacêutica com vacinas terapêuticas únicas para câncer de pulmão, garganta e outras doenças, além de uma vacina contra o pé diabético que previne a amputação de membros em 85% dos casos.
Cabo Verde e Cuba mantêm uma colaboração médica ininterrupta desde 1976.