Notícias

Governo está empenhado na procura de melhor solução para satisfazer a dinâmica de desenvolvimento do Fogo

De visita á ilha do Fogo, o Ministro do Turismo e Transportes e da Economia Marítima garantiu que o Governo está a trabalhar na procura de melhor solução para satisfazer a dinâmica de desenvolvimento e responder as necessidades e preocupações da população de toda a ilha. José da Silva Gonçalves encontra-se na ilha do Vulcão para conhecer de perto os desafios existentes nos setores do turismo, transportes e da economia marítima, bem como inteirar-se dos vários projetos e obras em curso, financiados pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (FSST).

De visita à ilha do Fogo, o Ministro do Turismo e Transportes e da Economia Marítima garantiu que o Governo está a trabalhar na procura de melhor solução para satisfazer a dinâmica de desenvolvimento e responder as necessidades e preocupações da população de toda a ilha. José da Silva Gonçalves encontra-se na ilha do Vulcão para conhecer de perto os desafios existentes nos setores do turismo, transportes e da economia marítima, bem como inteirar-se dos vários projetos e obras em curso, financiados pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo (FSST).

A nível do turismo José Gonçalves admite que existem vários desafios, mas que o mais importante tem a ver com a questão dos transportes no sentido de garantir o fluxo de turistas. Destacou também o programa “Uma Família, Um Turista” com vista a apoiar o turismo rural, dando como exemplo o projeto iniciado em Chã das Caldeiras e que tem ganho alguma projecção. Para o governante este é um Modelo de turismo que pode ser desenvolvido em todos os municípios de Cabo Verde.

Esta terça-feira, José Gonçalves reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, com quem abordou vários aspetos relacionados com o setor dos transportes aéreos para a ilha do vulcão. Em cima da mesa estiveram, também, questões que se prendem com a identificação dos principais problemas e desafios que se colocam a nível de vias de acesso e de acessibilidade de várias localidades do Concelho de São Filipe. Uma outra questão analisada tem a ver com a iluminação da pista do aeroporto deste município, cujo concurso público para os estudos já foi tornado público.

O também Ministro da Economia Marítima esteve no Porto dos Vale de Cavaleiros e foi conhecer de perto os desafios do Cais da Pesca. Respondendo aos problemas ligados ao assoreamento do Cais, o governante avançou que “estamos à procura de uma solução para melhor satisfazer este porto de pesca que tem situações particulares em termos de sua abertura ao mar e acumulação de areia que requerer uma nova intervenção”.

José da Silva Gonçalves visitou, igualmente, o porto de desembarque de pescado das Salinas, assim como o empreendimento turístico de Pedra Negra, na mesma localidade. Reuniu-se ainda com os operadores da pesca numa conversa aberta, onde ouviu as preocupações dos pescadores e vendedeiras de pescado.

No segundo dia de visita de trabalho à ilha do Fogo, José da Silva Gonçalves, acompanhado pelos diversos dirigentes e técnicos ligados aos setores do Turismo, Transportes, Pescas e Economia Marítima, esteve nas instalações da Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), onde foi apresentado um Projeto de Pescadores da ilha do Fogo e Brava. Testemunhou a assinatura do protocolo entre a Direcção-Geral dos Recursos Marinhos e a ASDE com vista a criação da Casa dos Pescadores no Fogo.

Conforme o governante, a Casa de Pescadores, que contará com equipamento que permite a retirada das embarcações do mar, vai servir os pescadores do município de São Filipe, mas também de outras comunidades piscatórias da ilha. “As condições estão a melhorar e através de uma boa parceria entre o Governo Central, Câmaras, sociedade civil, neste caso ASDE, a empresa Enapor, temos de actuar para melhorarmos substancialmente as condições de natureza que é muito difícil no porto de Vale dos Cavaleiros”.

Adiantou que o Governo está á procura de soluções com vista a instalação de infraestruturas de apoio à pesca na ilha do Fogo, como o complexo de pesca ou a máquina de produção de gelo, avançando que a mobilização de recursos para tal pode ser feita em parceria com organizações da ilha, como a ASDE. Avançou igualmente que se está a trabalhar no sentido de encontrar financiamento para a construção de arrastadouros nos Mosteiros, Salinas e Santa Catarina.

De referir que no seu primeiro dia de visita, José da Silva escalou o Vulcão para “conhecer em primeira mão a magia que atrai tanto turistas para a ilha do Fogo, especialmente para este vulcão majestoso”. O governante reuniu-se com os operadores turísticos de Chã das Caleiras para auscultar as suas principais preocupações.  Visitou ainda às obras em construção do Miradouro de Maria da Cruz, o Centro Multi-uso de Santa Catarina do Fogo, e a casa do Turismo Rural, financiado pelo Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.