Notícias

Governo inaugura Unidade de Pequenas Cirurgias no Centro de Saúde Ribeira Brava

A sala ora inaugurada, segundo o titular da pasta de saúde está “muito bem equipada e pronta para servir a ilha de São Nicolau”.

Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 14 de janeiro, uma Unidade de Pequenas Cirurgias, no Centro de Saúde da Ribeira Brava, em S. Nicolau, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

A sala ora inaugurada, segundo o titular da pasta de saúde está “muito bem equipada e pronta para servir a ilha de São Nicolau”.

Os investimentos feitos nesta unidade rondam os 40 mil contos incluindo a reabilitação e a preparação do espaço, bem como a aquisição de equipamentos. Com isso, será possível a realização de pequenas cirurgias evitando-se assim evacuações para outras ilhas, explicou o Ministro na sua intervenção.

O governante garantiu que na próxima semana será possível ter a presença de um cirurgião para consultas e realização de pequenas cirurgias, situações que muitas das vezes até então os pacientes eram evacuados para São Vicente e Praia. Isto é, “caberá aos especialistas definir um leque de intervenções que poderão ser feitas aqui”.

Entretanto, salientou o Ministro, a ideia é criar condições na ilha por forma a potencializar as visitas de especialistas, e, por outro lado, permitir que os profissionais de saúde local possam solucionar situações encontradas no dia-a-dia de trabalho.

A ilha de São Nicolau, conforme Arlindo do Rosário, nesses últimos quatro anos “ganhou muito” em termos de melhorias na área de saúde. Em 2016, tinha 3 médicos e agora conta com 5 médicos, prevendo-se ter mais 1 para o próximo mês, ou seja, a ilha passará a contar com um total de seis médicos, sendo 3 para cada Delegacia de Saúde.

“Estamos satisfeitos com o trabalho feito na ilha, este é o caminho que queremos seguir não só com São Nicolau, mas com todas as ilhas, ou seja, criar condições e capacidades de forma concertada e hierarquizada por forma a darmos respostas aos problemas de saúde da nossa população”, ressalva.

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava, José Martins, congratulou o Governo pela criação desta nova unidade, que a seu ver, irá reforçar aquilo que considera ser de extrema importância para a população. Ou seja, criar serviços de proximidade, de qualidade, que respondam às expectativas dos utentes, com prontidão e eficácia, e de resposta às suas necessidades.