Notícias

Governo marca presença na inauguração da nova sede da Comissão Nacional de Eleições

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, e a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, participaram esta manhã no ato de inauguração da nova Sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE), sito no Bairro da Prainha, na cidade da Praia.

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, e a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Filomena Gonçalves, participaram esta manhã no ato de inauguração da nova Sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE), sito no Bairro da Prainha, na cidade da Praia.

No seu discurso, ao falar em nome do Governo, a Ministra Joana Rosa disse que a CNE tem cumprido de forma independente e imparcial com as demandas e tem merecido o reconhecimento de toda a sociedade civil. “Orgulha-nos em ter órgãos que sabiamente tem sabido dar o seu contributo independente e imparcial, por forma a que possa dar satisfação aos sujeitos, políticos e à sociedade cabo-verdiana”, disse.

Também presente no acto esteve o Vice-presidente da Assembleia Nacional, Armindo Luz, que enalteceu o facto de, a Assembleia Nacional, e mais um dos seus órgãos externos ganhar uma sede própria.

Por sua vez, a Presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira, apontou o ato da inauguração como um marco importante na história da Instituição. “Este edifício que temos hoje impõe uma nova responsabilidade aos seus servidores”.

“Quando digo servidores estou a dizer seguidores do passado e do presente, membros, presidentes, colaboradores, todos que serviram a CNE desde a sua criação a dezembro de 1994 até esta data. Queremos aqui também agradecer aos dirigentes governamentais e parlamentares, aqui presentes, aos dirigentes partidários do passado e do presente que fizeram também parte da história da CNE, deputados e presidentes da Assembleia Nacional, membros e dirigentes dos sucessivos governos, endereçamos-lhes os nossos agradecimentos por cada minuto e cada esforço colocado à disposição da CNE”, sublinhou Maria do Rosário.

Durante a inauguração da nova sede da CNE foi prestada uma homenagem ao antigo membro e vice-presidente da CNE, Amadeu Barbosa, que faleceu, no ano passado.

A CNE agora com 27 anos de existência e 19 eleições já realizadas, demonstra ter segundo, Maria do Rosário Pereira Gonçalves, um profundo entrosamento com a Democracia.

Também estiveram presentes neste evento, o filho do homenageado, Lumumba Barbosa e convidados. A nova Sede da CNE foi batizada e abençoada pelo Padre José Constantina Bento.

Recorde-se que a CNE tem uma série de competências e atribuições e uma delas é assegurar a liberdade e regularidade das eleições, a igualdade de oportunidades e de tratamento das candidaturas e o respeito pelos demais princípios fundamentais do processo eleitoral, estabelecidos na Constituição, deste Código e demais legislações, adotando todas as providências necessárias.