Notícias

Governo quer mais qualidade e reforço de valores no sistema educativo

 

Segundo a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Janira Hopffer Almada, o Governo pretende uma educação para a inclusão. Para isso, foram introduzidos nos ensinos básico e secundário a disciplina "Desenvolvimento Pessoal e Social" para que as crianças, os adolescentes e os jovens tenham uma noção clara da cidadania, dos direitos humanos, da saúde, do ambiente etc.

Foram reforçadas a carga horária no ensino da língua portuguesa e na disciplina de matemática e introduzidas, no ensino, as Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma transversal.

No Ensino Secundário (ES) foi introduzida uma nova disciplina – História e Geografia de Cabo Verde – para que todos os jovens possam conhecer o país e possam, desta forma, contribuir melhor para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Outras alterações têm a ver com a atribuição do carácter obrigatório ao ensino do francês e do inglês em todos os ciclos do ES, avançou Janira Hopffer Almada.

Para que os jovens estejam mais preparados para entrarem no mercado de trabalho e terem uma melhor noção daquilo que pretendem e das suas potencialidades, enquanto estudantes e futuros trabalhadores, foi criado um sistema de vocação escolar e profissional, mediante uma estreita articulação entre a Educação, a Formação Profissional e os Centros de Emprego.