Notícias

Governo Suíço doou 149 Toneladas de Leite em pó á FICASE

A FICASE recebeu um donativo do Governo Suíço de 149 Toneladas de Leite em pó, equivalente a 108.000.000$00 (cento e oito milhões de escudos). O produto doado por este Governo em Cooperação com o Governo de Cabo Verde, será distribuído a cerca de 90.000 (noventa mil) alunos das escolas do Ensino Básico e Jardins-de-infância, a nível nacional durante 1 ano lectivo. A cerimónia de entrega do donativo terá lugar no dia 06 de Novembro pelas 17h45, no armazém central da FICASE em Achada Grande (em frente á discoteca Cockpit) e conta contará com a presença dos representantes do Ministério das Relações Exteriores de Cabo Verde, do Ministério dos Negócios Estrangeiros Suíço e do Presidente da FICASE.

Com a introdução do leite, no cabaz básico do programa houve um aumento da disponibilidade de proteínas e do cálcio, o que não era proporcionado anteriormente, e tendo em conta a fase de crescimento pelo qual as crianças em idade escolar se encontram. A ingestão diária de alimentos ricos em cálcio lhes proporcionara um crescimento saudável, sendo o leite é essencial para as crianças nesta faixa etária.

A FICASE que coordena vários programas de cariz social entre as quais o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, cujo objectivo principal é a garantia de uma refeição diária a todos os alunos do Pré-escolar e Básico, combatendo entre outros aspectos o abandono e o insucesso escolar, vê e assume a alimentação escolar como sendo: um imperativo nacional, assente no princípio da solidariedade social para com os economicamente mais desfavorecidos; um instrumento eficaz na luta contra o abandono e o insucesso escolares; um apoio expresso às famílias mais carenciadas que se traduz na garantia, à criança em idade escolar, de uma refeição quente, com impacto positivo já na débil economia familiar.

A expectativa é de continuar a contar com participação do Governo Suíço no fornecimento de Leite em Pó que contribui de forma estruturante para o enriquecimento da dieta alimentar das crianças, melhorando desta forma a sua condição nutricional criando condições para um bom desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.

Não obstante a retirada do PAM de Cabo Verde, O Governo assume a 100% o Programa de Alimentação Escolar dando assim continuidade à distribuição de refeições quentes a todas as crianças do EB e EPE.

O apoio do Governo suíço à FICASE iniciou em 2008, com 83 toneladas de leite, passando este ano 2012 para 149 toneladas.