Notícias

Governo vai investir 1,4 milhões em S. Antão até 2021

Através da Requalificação Urbana e Ambiental, o Governo vai investir 1,4 milhões de contos até 2021, com o programa PRRA e Fundos do Ambiente e Turismo, além do programa de saneamento de cerca de 1 milhão de contos. Só para desencravar localidades

Através da Requalificação Urbana e Ambiental, o Governo vai investir 1,4 milhões de contos até 2021, com o programa PRRA e Fundos do Ambiente e Turismo, além do programa de saneamento de cerca de 1 milhão de contos. Só para desencravar localidades, o Executivo liderado por Ulisses Correia e Silva lançou as obras 5 estradas, nestes últimos dois dias, num investimento que ascende 600 mil contos, criando 420 postos de trabalho diretos.

Estes dados foram anunciados pelo Chefe do Governo durante a Conferência sobre o Desenvolvimento Regional e Local que decorreu esta quinta-feira em Porto Novo.

“Para Santo Antão, a aposta está na dinamização da economia, através do turismo, da agroindústria e atividades conexas. Queremos tornar a ilha mais atrativa em vez de repulsiva, que perde população”, disse Ulisses Correia e Silva reforçando que “quando a atividade económica é pujante, quando há investimentos privados, cria retenção e atratividade de pessoas” e “nas prioridades que desenhamos, estamos a investir para tonar as localidades mais atrativas”.

Nas pescas, várias intervenções estão em curso, como o arrastador de botes em Boca de Pistola, na Ponta do Sol (cujo concurso público já foi anunciado publicamente), assim como o Instituto de Ciências Agrárias para Santo Antão, visando formar técnicos profissionais com vocação para a ilha.

Na saúde, o Centro de Saúde da Ribeira das Patas será orçamentado no OE 2020, respondendo uma necessidade evidente da região. “Para a inclusão Social, estamos a ajudar aqueles que precisam de uma mão do Estado, como idosos, pessoas com deficiência, os mais pobres, para conseguirmos um crescimento mais equilibrado em todo o Cabo Verde”, frisou.

“A nossa intenção é falar abertamente do percurso de governação, as metas, os nossos objetivos e as políticas em curso, com incidência no Desenvolvimento Regional e Local”, rematou o Primeiro Ministro que tem marcado para esta tarde em S. Vicente um encontro semelhante com a população mindelense.