Notícias

Governo vai investir 4,4 milhões de contos em estradas e requalificação urbana e ambiental em Santiago Norte

Vamos levar ao Debate sobre o Estado da Nação, o país real e a percepção das pessoas, dos empresários, investidores e de todos os interessados no desenvolvimento do país

A região de Santiago Norte vai beneficiar de 2,5 milhões de contos em requalificação urbana, ambiental, restauro de patrimónios e reabilitação de casas, até 2021. Na construção de estradas irão ser aplicados 1,9 milhões de contos.

Estas informações foram avançadas ao final da tarde de ontem, na Assomada, pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no fecho do Ciclo de Conferências sobre o Desenvolvimento Local e Regional que vinha decorrendo em quase todas ilhas do país.

“Vamos levar ao Debate sobre o Estado da Nação, no dia 31, o país real e a percepção das pessoas, dos empresários, investidores e de todos os interessados no desenvolvimento do país”, disse o Chefe do Governo.

Num debate alargado, e muito participativo, o Governo falou das transformações importantes em Santiago Norte, “da nova forma de exercício no poder, das novas opções do investimento público, do ambiente de confiança e das medidas para dinamizar a economia e de inclusão social”.

Da requalificação urbana, ambiental, restauro de patrimónios e reabilitação de casas, mas também das estradas – já concluídas e algumas em construção, como a de Chã de Taque/Palha Carga, Entre Picos de Reda e Chã de Lagoa, de acesso à Principal, de Ribeira dos Picos, Cruz de Picos, Boa Entradinha, Chã Formosa e Gil Bispo, de Achada Igreja/Fazenda e no desencravamento de localidades como Ribeira de Tabugal, Tomba Touro e Charco.

Em relação aos jovens, mais 1500 já forma beneficiados em Formação Profissional, mais de mil Estágios Profissionais disponibilizados, sendo 500 beneficiados, no Programa Start Up Jovem cerca de 20 projectos foram financiados e mais de 80 se encontram em instrução. “Dentro do quadro de melhoria do ambiente geral de negócios, reabriremos os serviços das Alfândegas em Santa Catarina, em favor dos comerciantes e emigrantes”, anunciou o PM.

“Da mesma forma, estamos a investir no sector agrícola, com isenções de taxas em aquisição de materiais para rega gota-a-gota, para produção de dessalinização, água para agricultura, também a equipar furos e na mobilização de água. Nas pescas destacamos o investimento de 75 mil contos no arrastador de Rincão, assim como realçamos na Saúde os 302 mil contos investidos na construção dos Centros de Saúde em Assomada, São Lourenço dos Órgãos e o Posto Sanitário de Cancelo, e os 358 mil contos para reabilitar as Escolas de Santiago Norte.