Notícias

“Hoje os artistas têm o poder de dialogar uns com os outros, através das várias plataformas” – MCIC, Abraão Vicente

Os principais responsáveis pela promoção das artes são os próprios artistas. Isto ficou provado durante o 1º Encontro Nacional de Artes Visuais – Pintura e Escultura que reúne 21 artistas plásticos no Palácio da Cultura Ildo Lobo, saídos do Edital de Artes Plásticas lançado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, no mês de outubro.

A velha e a nova geração, reunidos para pintar, expor e refletir sobre esta arte que ganha cores e formas, dos mais diversos modos.

Scarsil Rocha, Tutu Sousa, Edson Garcia, Simone Spencer, Kassanaya, Tony Kaya, Sónia Lopes, José Duarte, Gonçalo Oliveira, Paulo Rosa, Severo Delgado, Rita Fernandes, Fernando do Rosário, Bitú, Fernando Morais, Albertino Silva, Leomar, Leno Barbosa, Nelson Lobo, Helder Cardoso e Yuran Henrique são os artistas presentes.

Para o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas que presidiu a abertura do evento, este encontro de gerações serve, sobretudo, para vermos onde estamos e para onde a nossa arte se dirige. No final, deverá sair um caderno de encargos para a promoção e desenvolvimento das artes plásticas.

Entretanto, como uma das principais mensagens, o governante afirmou que “hoje os artistas têm o poder de dialogar uns com os outros, através das várias plataformas”.