Notícias

“Ilha da Boa Vista é hoje mais atrativa e competitiva” – Ministro de Estado

“Faço um balanço positivo desta visita”, destacou Freire que disse ter constatado que a ilha da Boa Vista vem sendo alvo de reabilitação de várias infraestruturas, tendo também referido à questão dos transportes marítimos inter-ilhas que hoje são regulares e previsíveis, ressaltando que “é só ouvir os empresários e os utentes para sentirmos isso”.

O Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro de Desporto, Fernando Elísio Freire, afirmou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, que no início do mandato, em 2016, o Governo comprometeu-se que iria tornar a ilha da Boa Vista mais atrativa, mais competitiva, a atrair cada vez mais turistas e com melhores condições de vida dos seus cidadãos, realçando que “hoje, isso é uma realidade”.

“Neste momento, a Boa Vista recebe mais turistas, é uma ilha mais segura, mais aprazível, mais requalificada, mais atrativa e estamos muito orgulhosos do trabalho feito nesses últimos 4 anos nesta parceria entre o Governo e a Câmara Municipal”, disse.

Fernando Elísio Freire fez estas considerações em declarações à imprensa, em jeito de balanço da visita que efetuou nos últimos dois dias à ilha das Dunas, com o propósito de sentir o pulsar do desenvolvimento de Boa Vista, no âmbito dos projetos em curso enquadrados na parceria entre o Governo e a Câmara Municipal.

“Faço um balanço positivo desta visita”, destacou Freire que disse ter constatado que a ilha da Boa Vista vem sendo alvo de reabilitação de várias infraestruturas, tendo também referido à questão dos transportes marítimos inter-ilhas que hoje são regulares e previsíveis, ressaltando que “é só ouvir os empresários e os utentes para sentirmos isso”.

Outras questões apontadas por Elísio Freire têm a ver com dessalinização da água e a estrada para a zona norte, duas grandes reivindicações da população da zona norte de Boa Vista, tendo avançado que a primeira será feita dentro da parceria Governo e Câmara Municipal, e a última, a Sociedade de Desenvolvimento turístico Boa Vista e Maio já se comprometeu em fazer um estudo para a sua concretização.

O Ministro de Estado anunciou, também, que a Ilha das Dunas irá receber a segunda fase do projeto Cidade Segura com a instalação de câmaras de vigilância, tanto na cidade de Sal Rei, como na zona norte, o que irá reforçar ainda mais a atratividade da ilha e criar todas as condições para que ela seja cada vez mais segura para os cidadãos e para aqueles que a visitam.

Em relação à reabilitação das infraestruturas desportivas para a melhoria das condições da prática do desporto, o Ministro enfatizou que é também uma realidade, pois lembrou que há quatro anos esteve na ilha e as infraestruturas tinham problemas de reabilitação. Mas “a Câmara Municipal fez um trabalho extraordinário de requalificar várias infraestruturas e já conseguiu instalar mais dos campos relvados, nas localidades do Rabil e João Galego”, enfatizou.

Com a introdução da pista de atletismo, anunciado anteriormente, a situação do desporto na ilha da Boa Vista irá melhorar ainda mais, conforme considerou Freire para quem a situação do desporto nesta ilha é acima da média nacional.

“Neste quadro de parceria, já comprometemos com a autarquia duas prioridades a nível do desporto: a instalação da pista de atletismo e o arrelvamento do campo no fundo da Figueira”, adiantou o titular da pasta do Desporto.

Concluindo, afirmou que, pelo tempo que o Governo e a Câmara Municipal têm trabalhado juntos, já se fez muito, apesar de saber que há um longo caminho a percorrer. “Iremos percorrer com a mesma certeza, confiança, previsibilidade, mas acima de tudo com uma visão clara para o futuro da Ilha e do país”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, José Luís Santos, disse que a visita serviu para passar em revisão o protocolo assinado com o Governo no início do mandato, em 2016. “Tudo o que estamos a fazer, as grandes obras, estão no protocolo e está a ser cumprido, nomeadamente a requalificação do Bairro da Boa Esperança, o novo assentamento, estrada de Povoação Velha, largo de Santa Isabel, Estoril, Praia de Cabral, rede de esgotos, etc.”