Notícias

Janira Hopffer Almada preside o acto oficial de lançamento, em Cabo Verde, do relatório sobre o Estado do Voluntariado Mundial 2011

O Programa de Voluntário das Nações Unidas  (UNV) procede ao lançamento oficial, em Cabo Verde, do Relatório sobre o Estado do Voluntariado Mundial 2011, hoje 30 de Abril de 2012, na sala de reuniões do 4o andar no Edifício das Nações Unidas, pelas 15h00.

 

O relatório cita as descobertas de estudos que ilustram o impacto do voluntariado no bem-estar em um nível individual que incluem a diminuição do stress psicológico e o aumento da satisfação com a vida, da vontade de viver e do respeito próprio. Outros efeitos são uma melhor saúde física e menores taxas de mortalidade. Em nível comunitário, o voluntariado aumenta o capital social e contribui para sociedades mais sadias. Estudos também concluem que o voluntariado aumenta a capacidade das comunidades de empenhar e mobilizar recursos para responder a situações difíceis.

 

O relatório conclui que já é chegado o tempo para um novo paradigma de desenvolvimento. Ao se concentrar somente na competição e nos interesses próprios, a economia convencional não conseguiu trazer um sucesso justo e abrangente. É hora de reconhecer que o bem-estar humano é um indicador essencial de progresso e que é aumentado pelos valores fundamentais do voluntariado, inclusive a compaixão, a cooperação e a solidariedade.

 

De salientar que o programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) é a organização das Nações Unidas que contribui para a paz e o desenvolvimento através do voluntariado por todo o mundo. O programa VNU compreende o voluntariado como universal e inclusivo, e reconhece o voluntariado em sua diversidade, assim como os valores que o sustentam: vontade própria, compromisso, engajamento e solidariedade.

 

A cerimónia será presidida por sua Excia Senhora Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada e conta ainda com a presença da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e Representante do PNUD, Senhora Petra Lantz bem como de altos dirigentes do Programa de Voluntário das Nações Unidas.