Notícias

JMN e Presidente da Assembleia de Portugal avaliam relações entre os dois países

O Presidente da Assembleia da República portuguesa, Jaime Gama, recebeu, nesta tarde de terça-feira, no Palácio São Bento, a Casa do Parlamento português, em Lisboa, para fazer um balanço das relações bilaterais entre os dois governos e, principalmente, a nivel do Parlamento que José Maria Neves considera, tem dado um contributo enorme para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Relações essas que passam pelos mais variados domínios e que deverão sair mais fortalecidas com a primeira Cimeira Potugal-Cabo Verde que se inicia nesta quarta-feira.

No que toca à conversa tida entre os dois políticos, ambos consideraram de excelentes as relações nas diferentes esferas políticas, seja a nível dos Governos, dos Municípios ou mesmo dos Parlamentos.

"O Parlamento de Portugal tem dado um contributo importante no reforço dessa cooperação e tem sido, também, um pilar importante no reforço da Parceria Especial com a União Européia, não só os parlamentares aqui da Assembleia da República, mas os parlamentares portugueses no Parlamento Europeu", frisa o Chefe do Executivo cabo-verdiano.

Durante a conversa, adianta Jaime Gama, ambos tiveram a oportunidade de avaliar, mas também de perspectivar "as relações bilaterais, a relação de Cabo Verde com a União Europeia e toda a sua política internacional.

Jaime Gama elogia, principalmente "o papel importante" que Cabo Verde vem tendo na esfera internacional, seja no que toca às relações com os vários parceiros internacionais, no qual Portugal se destaca, mas também quanto ao seu papel na manutenção da segurança e busca pela paz e estabilidade e resolução de conflictos, como seja o caso da Guiné-Bissau.

A aposta clara de Cabo Verde na política energética em que Portugal, mais uma vez, é claramente um parceiro crucial, a cooperação ao nível dos parlamentos e de áreas como o ensino superior, a formação profissional, as novas tecnologias de comunicação e informação, etc., foram alguns dos temas debatidos no encontro entre Neves e Gama.