Notícias

José Gonçalves preside apresentação de Master Plan da ilha de Santiago e inaugura Posto de Informação Turística de Santa Cruz

O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, presidiu, sábado, em Santa Cruz, a apresentação do Plano Estratégico do Desenvolvimento do Turismo da ilha de Santiago, num encontro que reuniu alguns presidentes das câmaras municipais, embaixadores acreditados no país e principais representantes do setor do turismo

O Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, presidiu, sábado, em Santa Cruz, a apresentação do Plano Estratégico do Desenvolvimento do Turismo da ilha de Santiago, num encontro que reuniu alguns presidentes das câmaras municipais, embaixadores acreditados no país e principais representantes do setor do turismo. Enquadrado na sua deslocação ao interior, José da Silva Gonçalves inaugurou o Posto de Informação Turística de Santa Cruz e participou na inauguração do projeto rotas de carne, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro José Ulisses Correia e Silva.

O Master Plan do Turismo desenvolvido por cada ilha é baseado no documento-mestre que são as Grandes Opções do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, com horizonte 2030, que prevê um turismo sustentável capaz de valorizar todas as valências dos municípios para, na prática, ter os instrumentos concretos.

No documento apresentado por um consultor internacional, consta as estratégias para o desenvolvimento do turismo na ilha de Santiago e abrange todas as áreas do turismo, começando por apresentar a situação atual do fluxo turístico na ilha, as perspetivas futuras, o nível de alojamento e números de quartos e as ofertas turísticas existentes.

Segundo o Ministro José Gonçalves, este Master Plan, por sua vez, vai alimentar e orientar o desenvolvimento de cada plano diretor a nível municipal.

“Hoje estamos a apresentar o Master Plan de turismo para a ilha de Santiago que vai precisamente mostrar os objetivos, as estratégias e todos os elementos, assim como as valências que existem em cada município para fazer o todo que é Santiago, a ilha mais complexa, onde temos maior número de municípios. Este documento foi feito por uma consultoria internacional com a participação de todos os municípios e dos nossos técnicos e hoje foi uma oportunidade de mostrar aquilo que realmente é o produto que já foi elaborado. Por isso é que aproveitamos para dar a conhecer em primeira mão o documento e começamos aqui em Santa Cruz”, enfatiza o Ministro.

Neste momento, os dados oficiais de 2018 indicam que a ilha de Santiago, sem contar com o Turismo de Cruzeiro, recebe cerca de 85 mil turistas por ano, mas segundo o Ministro “as nossas projeções apontam para mais de 500 mil turistas aqui na ilha de Santiago em 2030, de acordo com os estudos e as demonstrações realizadas neste plano. Portanto, este plano estratégico nos permite visionar etapas e como lá chegar. É este precisamente o grande valor deste master plan”.

Inauguração do Posto de Informação Turística de Santa Cruz

Enquadrado no programa de deslocação ao município de Santa Cruz para a presentação do Master Plan para a ilha de Santiago, José Gonçalves procedeu juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, à inauguração do Posto de Informação Turística (PIT), situado no largo de Katxás, que faz parte de um conjunto de infraestruturas deste tipo já materializados em várias localidades do interior da ilha, cujos empreendimentos valorizam e requalificam as cidades os próprios Municípios.

Nos últimos tempos, já foram construídos e materializados quatro PIT, em Santa Cruz, São Miguel, Santa Catarina de Santiago e Santa Catarina do Fogo, Porto Novo em S. Antão, estando em fase de construção nos municípios, Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha, Chã das Caldeiras na ilha do Fogo, todos contam com financiamento do Fundo do Turismo.

Os PIT’s constituem unidades de informações destinadas ao entendimento dos turistas e visam, entre outros, orientar, informar e apoiar os turistas em suas estadas nos destinos, assim como divulgar as potencialidades e marca turística dos destinos.

Segundo o Diretor Geral do Turismo Transportes, Francisco Martins, a ideia é criar infraestruturas turísticas municipais, visando cada município acolher bem os turistas que visitam Cabo Verde. É precisamente neste sentido que o Ministério do Turismo e Transportes, através do Fundo do Turismo, assegura, tem apoiado a criação do Posto de Informação Turística no sentido de os municípios mostrarem as suas potencialidades de uma forma organizada com melhores condições e com pessoas capacitadas para receber os visitantes e encaminhá-los para o ponto principal de interesse turístico em cada município.

Projeto Rotas da Carne em Santa Cruz inaugurado pelo Primeiro Ministro

Ainda na tarde deste sábado, o Ministro José Gonçalves participou na inauguração do projeto Rotas de Carne na localidade de Ribeira Seca, Santa Cruz, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva. A corte de fita e descerramento da placa do projeto Rotas da Carne, contou com a presença dos autarcas da Região Norte, da comunidade local e Centenas de população.

O objetivo é o de criar um espaço de qualidade e convidativo e promover o desenvolvimento do turismo rural no concelho. Com a criação deste este empreendimento turístico pretende-se oferecer aos visitantes o melhor do município, assim como promover iniciativas locais ao nível de restauração, culinária, da música do artesanato e dos produtos agrícolas tradicionais, mas também a divulgação das potencialidades do concelho pela qualidade no tratamento dos visitantes e na resposta à sua demanda.

José Ulisses Correia e Silva, na sua intervenção considera este projeto Rotas da Carne, um investimento útil para Santa Cruz, na medida em que está enquadrado na requalificação desta localidade e no crescimento da economia, um investimento de 8.500 contos, visando proporcionar o turismo num espaço rural.

“Este projeto é uma referência para o Município de Santa Cruz o qual será complementado com as atividades como feiras, boa cachupa e venda de carne num espaço novo e equipado para atrair turistas e pessoas de outros concelhos do País”, sublinha.