Notícias

José Maria Neves congratula Obama e povo norte-americano

 

O Chefe do Governo cabo-verdiano não deixou, na inauguração do Centro de Saúde de Tira-Chapéu, no momento em que o novo Presidente dos EUA era empossado, de prestar a sua homenagem a Barack Obama, frisando que esse era "a coroação de mais de dois séculos de luta pela expansão das liberdades, pela afirmação dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos".

Sobretudo, frisa, "coroa a luta de afro-americanos que durante séculos lutaram contra a escravatura, pela liberdade, lutaram pelo direito ao voto, lutaram pela igualdade de oportunidades e, hoje, com a posse de Barack Obama vêem coroada a sua luta…".

Entretanto, o PM recordou o contexto atribulado de crise internacional, e particularmente, da economia norte-americana e os desafios que este terá que enfrentar. E fez votos para que o optimismo em torno da eleição de Barack Obama faça nascer "um novo compromisso".

Um compromisso, diz JMN, "no sentido de trabalharmos juntos, no mundo, para criarmos mais oportunidades para todas as nações e para que todos os homens e mulheres possam viver muito melhor, em condições de maior dignidade, sobretudo no continente africano onde ainda há muita pobreza, muita desigualdade, muita exclusão social e há muita indignidade humana".