O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, presidiu, na manhã de ontem (18), à cerimónia de apresentação oficial do projeto “Know Your Country – Soccer Development Cabo Verde”, uma iniciativa que ambiciona estreitar laços entre o desporto cabo-verdiano e a sua diáspora.
Coordenado pelo Diretor Técnico Ananias Semedo, cabo-verdiano radicado nos Países Baixos, em parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ, I.P.), o projeto visa criar uma plataforma de comunicação e interação contínua com as comunidades cabo-verdianas residentes no exterior.
A iniciativa destaca-se pela ênfase na cooperação com países que acolhem expressivas comunidades cabo-verdianas, como Portugal, França, Luxemburgo e Países Baixos, e pretende identificar e promover talentos desportivos, reforçando simultaneamente o sentido de pertença nos jovens cabo-verdianos e descendentes radicados na diáspora.
Durante o seu discurso, Carlos Monteiro sublinhou que “o Governo é um parceiro institucional de excelência neste projeto, que pretende aproximar a jovem diáspora de Cabo Verde, reforçando os laços e a interação. Queremos que os jovens que residem fora conheçam e olhem para Cabo Verde com uma perspetiva renovada, criando oportunidades para que talentos emergentes representem as cores da nossa bandeira em competições de alto nível.”
“Este projeto trará ganhos significativos ao conectar as oportunidades disponíveis aos atletas e ao fortalecer a ligação entre Cabo Verde e a sua diáspora” – destacou Ananias Semedo.
O primeiro torneio, já previsto para 2025, contará com a participação de 108 atletas sub-17 provenientes de cinco países, num esforço pioneiro para consolidar os laços entre a diáspora e o país de origem através do desporto.