Notícias

Livio Lopes inaugura sistema PASSE no Aeroporto Internacional da Boavista

O Sistema PASSE, enquanto sistema de controlo de fronteiras visa melhorar substancialmente os níveis de eficiência e eficácia nos postos de fronteiras, nomeadamente, quanto ao tempo de espera dos passageiros nos balcões (reduzido para 3 vezes menos) e quanto à verificação da fraude documental.

Ainda, no âmbito dessa visita, no dia 30 de Abril, sexta-feira, pelas 10h00, será realizada um encontro com os Operadores Turísticos da ilha da Boavista para a socialização do Programa Segurança Solidária e o Projecto Turismo Seguro, a ter lugar no Centro de Juventude da Vila de Sal-Rei.

O referido programa se caracteriza pela colaboração mútua, expressa através de parcerias e mediação, tendo em vista a solução dos problemas que afectam a segurança da comunidade, mediante concepção e implementação de programas específicos centralizados em problemas concretos e nos grupos sociais mais desfavorecidos.

Neste sentido, a estratégia assenta-se na construção de parcerias e mediações com outras entidades sociais, para trabalhar em equipa na redução dos focos geradores de actos ilegais, com influência directa na elevação do sentimento de segurança da população.

O programa que abrange também o Projecto Turismo Seguro visa sobretudo, prevenir a violência e a criminalidade contra os turistas, numa lógica de abordagem transversal, integral e sistémica do fenómeno, que deve ser implementada através de uma parceira forte com todos os actores sociais preocupados com a propiciação de um ambiente social tranquilo, seguro e favorável ao desenvolvimento harmonioso do país. 

A inauguração do Sistema PASSE, no Aeroporto Internacional da Boavista, que contou desde a primeira hora com o forte engajamento e apoio de Portugal e o lançamento do Programa "Segurança Solidária", contarão com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna de Portugal, Dalila Araújo.