Notícias

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) Abraão Vicente, preside abertura do seminário e formação sobre Sandwatch e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) Abraão Vicente, e Presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU-CV), presidiu nesta manhã, 15 de outubro, a abertura do seminário e formação sobre Sandwatch e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) Abraão Vicente, e Presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU-CV), presidiu nesta manhã, 15 de outubro, a abertura do seminário e formação sobre Sandwatch e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O evento está enquadrado no quadro das atividades da Comissão Nacional de Cabo Verde para UNESCO, em matéria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das Ciências Exatas Naturais e no âmbito da implementação do Programa Sandwatch em Cabo Verde, que segundo o MCIC, Abraão Vicente, “nada mais é do que pretexto para uma reflexão profunda de como utilizamos o espaço onde vivemos”.

O Programa Sandwatch visa o combate à erosão costeira e preservação das praias e está voltado para a adaptação às mudanças climáticas e educação para o desenvolvimento sustentável e é desenvolvido, sobretudo, nos países insulares mais vulneráveis às alterações climáticas, como é o caso de Cabo Verde.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um chamado universal para a ação contra a pobreza, proteção do planeta e uma garantia de que as pessoas tenham paz e prosperidade. São 17 objetivos, construídos em função dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, incluindo temas, como a mudança global do clima, desigualdade económica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça.

Durante 4 dias, de 15 a 18 de outubro, 29 profissionais, entre os quais 16 professores de escolas associadas e não associadas do Ensino Básico e Secundário, a nível nacional, fazem parte do seminário, ou Programa Sandwatch, promovido pela CNU-CV.

O governante acrescentou ainda a extrema importância de uma conscientização conjunta, apelando à inclusão de todos, e nada melhor do que oferecer ferramentas necessárias aos professores, de forma a trabalharem juntos da nova geração.

O MCIC, Abraão Vicente, acrescentou ainda que a problemática das alterações climáticas é real, independentemente da opinião das pessoas, e sendo Cabo Verde um país arquipélago, torna-se mais suscetível às suas consequências.

Implementado em Cabo Verde em 2009, o programa Sandwatch,  nasceu da necessidade de reforçar e promover a educação para a proteção e promoção ambiental, enriquecer os currículos escolares em todas as áreas do ensino. Tem trabalhado junto dos técnicos ligados ao ambiente, sociedade civil, ONG’s e professores.