Notícias

MDR dá os 1ºs passos na actualização das listas de sementes hortícolas e de pesticidas

No passado dia 02 de Agosto, a Ministra de Desenvolvimento Rural, Eva Ortet reuniu-se, com os Operadores dos Económicos de Factores de Produção, Director Geral da Alfândega, Técnicos da DGASP, e INIDA com vista a actualização da lista de pesticidas autorizados em Cabo Verde assim como a lista de sementes hortícolas, recomendada no País.

O objectivo deste encontro era estabelecer um diálogo com os Operadores e criar consensos neste processo.

Com esta actualização pretende-se criar condições para que os agricultores tenham acesso aos factores de produção de melhor qualidade, contribuindo, deste modo, para maximizar os rendimentos dos agricultores. Pretende-se também, resolver alguns constrangimentos no que tange ao desenvolvimento das culturas irrigadas, sobretudo, neste momento, devido às acções de mobilização de água realizadas em diversos cantos do país, onde novos perímetros irrigados vêm surgindo a nível nacional.

O número de pesticidas autorizados em Cabo Verde passa de cerca de 33 para 70, aumentando consideravelmente o número de pesticidas para controlar o problema fitossanitário.

Assim, para controlar uma determinada praga ou doença o agricultor passa a ter mais opções, o que resulta em vantagens económico para o produtor, mas também ambiental, tendo em conta a diminuição do risco de aparecimento de resistência das pragas e ou das doenças aos pesticidas.

De salientar que esta actualização vinha constituindo uma forte reivindicação por partes dos Operadores e Agricultores uma vez que a referida lista já não era actualizada já há algum tempo.