Notícias

Ministro Amadeu Cruz e Ministra Eunice Silva visitam obras de construção do novo Liceu da Várzea

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, e a Ministra das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, Eng.ª Eunice Silva, visitaram na tarde de ontem, 08 de abril, as obras de construção do novo Liceu da Várzea, na cidade da Praia.

Os governantes se inteiraram do andamento das obras de construção do novo liceu que se encontra na fase de conclusão e, com satisfação, constataram o alto padrão de qualidade dessa infraestrutura escolar, moderna e com várias valências.

O Ministro da Educação considerou que esta infraestrutura escolar, orçadas em cerca de 600 mil contos, vai dignificar e valorizar o sistema educativo, sendo uma obra que representa a ambição de Cabo Verde e do setor da educação, pois “estamos perante uma infraestrutura alinhada com os padrões de qualidade de infraestruturas escolares dos países mais avançados da OCDE”.

Apesar de alguns atrasos, normal em empreitadas desta magnitude, as obras de construção estão na fase de conclusão, após um trabalho especializado executado nas fundações, cumprindo as normas e os requisitos que se requer para um edifício desta extensão e numa área em que as características geológicas exigiram fundações especiais.

O novo Liceu da Várzea está dividido em três pisos, albergando 19 (dezanove) salas de aulas com capacidade de acolher 36 alunos/sala. Deste modo, está distribuído da seguinte forma: Piso 0 destinado as funcionalidades ligadas ao atendimento e entretenimento, nomeadamente: área de lazer com bancos e área verde, secretaria e reprografia, área de atividade física, cantina e anfiteatro. O Piso 1 conta com a ala administrativa, laboratórios de ciências, tecnológicos, línguas e biblioteca, e, por último, o Piso 2 conta com 19 salas de aula.

A construção do novo Liceu da Várzea enquadra-se no Plano Nacional de Construção, Modernização e Reabilitação das Infraestruturas Educativas do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, sendo que o processo de execução e gestão da empreitada é da Infraestruturas de Cabo Verde, tutelada pelo Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH).