Notícias

“Estamos a programar e a desenvolver medidas fundamentais para termos jovens capacitados e saudáveis” – Fernando Elísio Freire

O Ministro de Estado e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, salientou nesta terça-feira, 26 de março, que Cabo Verde só poderá cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se preparar e tiver jovens capacitados e saudáveis.

O Ministro de Estado e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, salientou nesta terça-feira, 26 de março, que Cabo Verde só poderá cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se preparar e tiver jovens capacitados e saudáveis. Por isso, “o Governo está a programar e a desenvolver medidas básicas e fundamentais para que os jovens saibam aprender o principio básico da prevenção para enfrentar uma vida saudável”.

As palavras do Ministro foram proferidas na apresentação do painel sobre a juventude: “Investir nos jovens para alcançar a cobertura universal de saúde na região africana”, no II Fórum Africano da Saúde que decorre na Cidade da Praia, sob o lema Cobertura universal em saúde e emergências sanitárias: a África que pretendemos”.

Das medidas em implementação, Fernando Elísio Freire destacou a criação do Programa Nacional de Atividade Física, MexiMexe, que está a ser implementado em todas as aldeias dos 22 municípios de Cabo Verde, para que os jovens saibam conviver, saibam ganhar e perder, estar em comunidade e, acima de tudo, aprender o principio básico da prevenção para enfrentar uma vida saudável.

“Sendo saudável, estando com conhecimento, tendo oportunidades, dominando as tecnologias e as línguas, ter capacidade de trabalhar no mundo inteiro, de certeza Cabo Verde será um país desenvolvido”, realçou o Ministro.

Outrossim, Elísio Freire é perentório quando diz que “caso falharmos na prevenção com os jovens ou na definição de uma política de saúde que permita termos no futuro jovens e adultos saudáveis, seguramente estaremos a falhar no nosso processo de desenvolvimento”.

Por isso, prosseguiu o titular da pasta do Desporto, que o Ministério que tutela está a levar muito a sério o Programa Nacional de Atividade física para permitir, por um lado, que os jovens tenham comportamentos de prevenção e, por outro, tenham comportamentos saudáveis e de comunidade, ou seja, estarem longe de tudo o que seja nocivo.

Outra medida já existente refere-se à Comissão Nacional de Combate à Droga e ao Álcool o que tem permitido uma convivência muito boa entre o Programa Nacional de Atividade Física, o Combate ao Álcool e à Droga, o Programa “Mais Vida, Menos Álcool”, promovido pela Presidência da República, e o Programa Nacional de Segurança interna e Cidadania, sob a alçada do Ministério da Administração Interna.

Para Elísio Freire, todos estes programas têm permitido formatar uma juventude prevenida no sentido em que os valores e os indicadores de saúde cheguem a toda população cabo-verdiana, mostrando que Cabo Verde está num bom caminho, investindo seriamente na classe juvenil.

“Estamos a trabalhar para evitar que tudo o que esteja relacionado com os jovens vá para um caminho nocivo”, reforçou.