Notícias

Ministério do Mar alinha projetos do sector com a Câmara Municipal do Maio

O Governo, através do Ministério do Mar, continuará a apostar na ilha, garantiu o Ministro do Mar, assegurando que o seu ministério está disponível e aberto a receber outros projetos estruturantes deste município, que visem o desenvolvimento integrado e holístico da ilha do maio, a partir do mar.

A comitiva do Ministério do Mar, liderada pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente, foi recebida, nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, na Câmara Municipal do Maio, para encontro de trabalho, durante o qual foi traçado um panorama geral do sector do mar, projetos em curso e perspetivas para a ilha do Maio, aproveitando as oportunidades vindas do mar.

A ilha contempla uma extensa orla marítima, um potencial de crescimento turístico gigantesco que deve ser acompanhado de um planeamento estratégico que não coloque em causa o futuro das próximas gerações. Este foi a tónica deste primeiro encontro entre as equipas do Ministério do Mar e da edilidade maiense.

Decorre atualmente na ilha do Maio, obras de construção da gare marítima do porto inglês, construção do mercado de peixe da cidade, financiados pelo Ministério do Mar, através do FAP e Enapor e prepara-se para a instalação da máquina de gelo na localidade de calheta financiada pela FAO.

Conclui-se a fibragem dos botes dos pescadores da ilha, entregou-se o cacifo dos pescadores do porto inglês, reivindicações antigas que foram colocadas ao governante na sua primeira visita à ilha.

O Governo, através do Ministério do Mar, continuará a apostar na ilha, garantiu o Ministro do Mar, assegurando que o seu ministério está disponível e aberto a receber outros projetos estruturantes deste município, que visem o desenvolvimento integrado e holístico da ilha do maio, a partir do mar.

O Presidente da Câmara aproveitou o encontro para enaltecer a estreita parceria que tem tido com o Ministério do Mar e a velocidade com que o financiamento tem sido desbloqueado, através dos contratos programa, permitindo o acelerar da implementação dos projetos e consequente resolução das reivindicações da classe dos pescadores e peixeiras da ilha.

Novo mercado de peixe dentro de 6 meses

As obras de reabilitação e reconstrução do mercado de peixe da cidade do Porto Inglês na ilha do Maio decorrem a bom ritmo, com previsão para o seu término no próximo mês de junho de 2024.

A garantia foi dada pelo empreiteiro ao Ministro do Mar, Abraão Vicente, ontem segunda-feira, durante a sua visita às obras para inteirar-se do seu andamento.

As obras iniciaram no final do mês de janeiro com o desbloqueamento da primeira tranche do financiamento, por parte do Ministério do Mar, e devem ser concluídas até finais de junho. A reabilitação / reconstrução do mercado está orçado em 15 mil contos, incluindo equipamentos, e é cofinanciado pelo Ministério do Mar, Câmara Municipal e parceiros.

A edilidade garantiu que todo o financiamento necessário já foi mobilizado, garantindo, portanto, que todas as condições estão reunidas para a cidade receber o mercado no tempo estipulado.

O Ministro do Mar ficou satisfeito com o avanço deste empreendimento que trará uma nova dinâmica à economia da cidade do porto inglês e ao sector da pesca.

O Governante esteve acompanhado nesta visita do Presidente da Câmara Municipal do Maio e da comitiva do Ministério do Mar que o acompanha nesta missão.