Notícias

Conferência Internacional de Parceiros: Ministra Filomena Gonçalves aponta desafios e ambições do Governo para sector da Saúde

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, participou entre os dias 27 e 28 de abril, da 2ª edição da Conferência Internacional de Parceiros para o Desenvolvimento, um importante evento que reúne parceiros nacionais e internacionais visando dinamizar a economia do país e impulsionar o desenvolvimento.

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, participou entre os dias 27 e 28 de abril, da 2ª edição da Conferência Internacional de Parceiros para o Desenvolvimento, um importante evento que reúne parceiros nacionais e internacionais visando dinamizar a economia do país e impulsionar o desenvolvimento.

No decorrer da conferência, a governante participou, no primeiro dia (27), como um dos oradores principal, num painel que teve como tema “Impulsionar Mudanças e Acelerar o Desenvolvimento”. Durante a sua intervenção, a Ministra abordou os desafios e as ambições do Governo para o sector da Saúde no país.

Segundo a tutela da pasta da saúde, o Governo de Cabo Verde vem apostando na sua melhor riqueza “que são as pessoas”, reconhecendo, que somos “povos com enormes desafios”, e que durante a Covid-19 demostrou que a “segurança sanitária é fundamental pelo arquipélago que somos”, frisou.

Neste sentido, a Ministra da Saúde expressou que atualmente uma das maiores apostas é “a prestação de cuidados primários, secundários e terciários”. No âmbito dos cuidados primários, Filomena Gonçalves destacou o trabalho que vem sendo feito, tais como formações de especialistas, nomeadamente médicos de família, psicólogos, psiquiatras. Pois, segunda a mesma, o principal foco atualmente é o “desenvolvimento e consolidação de vários programas que o setor dispõe”, de modo a mostrar um”sistema integrado”.

Ciente dos desafios, Filomena Gonçalves destacou que “o grande desafio do país é a sua condição arquipelágica”, o que exige do Governo maiores investimentos na “infraestruturas, equipamentos de diagnósticos e recursos humanos”. No que toca a evacuação internas, salientou o trabalho que está a ser feito para solucionar esses desafios, como a deslocação interna de especialistas, a telemedicina, melhorias nas infraestruturas, equipamentos e recursos humanos para os Hospitais, em todas as ilhas.

Para a governante, “a maior recompensa que os profissionais de saúde recebe é salvar vidas todos os dias”, neste sentido, destacou que um dos grandes projetos do Governo é a “efetivação do Hospital Nacional”, destacando que por ser um hospital terciário “é uma aposta para a melhoria de vida para todos”, constatou.

Aproveitou ainda para destacar a contribuição e a importância “da nossa diáspora e os vários parceiros”, para a efetivação do tão “sonhado” Hospital Nacional.

Por fim, reforçou que com a determinação do povo cabo-verdiano e abraço dos nossos parceiros estaremos a contribuir para melhora do sector em Cabo Verde.

A Conferência Internacional de Parceiros que aconteceu sob o lema “Impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento”, tem por objectivo promover uma plataforma de diálogo visando alcançar um alinhamento entre todos os parceiros do desenvolvimento de Cabo Verde para a realização do Programa de Investimentos Públicos, assente, principalmente, em parcerias público-privadas, dentro dos pilares programáticos do PEDS II 2022–2026 e seus projectos transformadores, que impactem, de forma sistémica, o desenvolvimento sustentável do país.