Notícias

Ministra da Saúde recebe delegação do Programa Mundial do Paludismo da OMS

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, recebeu hoje, 10 de janeiro, a delegação do Programa Mundial do Paludismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) numa visita de cortesia ao Ministério da Saúde.

Durante a reunião, a Ministra da Saúde expressou boas-vindas à equipa, destacando a importância do momento e a satisfação em tê-los no país. Gonçalves ressaltou que o foco agora é a manutenção do progresso alcançado, evidenciando que a maior riqueza de um país é sua população.

A governante sublinhou a necessidade de alinhamento para a eficácia do processo, enfatizando a importância da abordagem multissetorial na saúde, com ênfase na prevenção, educação populacional e cuidados primários. Filomena Gonçalves agradeceu a todos os envolvidos, incluindo técnicos, parceiros e a população, pelo esforço conjunto no combate à malária, destacando a responsabilidade contínua diante dos resultados alcançados.

O encontro contou com a presença do diretor mundial da malária, Daniel Ngamije, chefiando a delegação, acompanhado pelo representante da organização em Cabo Verde, Dr. Daniel Kertesz.

O chefe da delegação da OMS, Daniel Ngamije, explicou que a visita ao Ministério da Saúde se enquadra na intenção de conhecer melhor o país e o setor de saúde local, antecipando a visita do Diretor Geral da OMS marcada para amanhã, 11 de janeiro. A delegação felicitou Cabo Verde pelos esforços na eliminação da malária e expressou satisfação em contribuir para compartilhar a história do país com o mundo e parabenizou as conquistas do país manifestando todo apoio ao Ministério da Saúde, técnicos e parceiros envolvidos no processo de eliminação da malária.

A referida delegação da OMS é composta por Shennazz El-Halobi, Paul Garwood, Diana Abad Vergara, Daniel Ngamije, Ekhan Gasimov, Akpaka Kalu, Ebenezer Baba e Nchekwube Nwosu-Igbo.