Notícias

Ministro Alexandre Monteiro preside a abertura do workshop alusivo ao Dia da Industrialização em África

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu, hoje (26), a abertura workshop alusivo ao Dia da Industrialização em África. "A Zona de Comércio Continental Africana (ZLCCAf) representa uma oportunidade para promoção e robustecer o desenvolvimento em África e interligar a cadeia de valor entre os seus países", afirmou o Ministro da tutela da Indústria e Comércio, na sessão de abertura do workshop.

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu, hoje (26), a abertura workshop alusivo ao Dia da Industrialização em África.

“A Zona de Comércio Continental Africana (ZLCCAf) representa uma oportunidade para promoção e robustecer o desenvolvimento em África e interligar a cadeia de valor entre os seus países”, afirmou o Ministro da tutela da Indústria e Comércio, na sessão de abertura do workshop.

Cabo Verde aderiu ao Acordo de Livre Comércio Continental, em março de 2018, e neste momento o país está em processo de ratificação do mesmo. De informar que estão também a decorrer as reuniões técnicas, das quais o país tem participado, de negociação para a regulamentação dos instrumentos do Acordo-quadro de Zona de Comércio Livre Continental Africana.

Onde a “definição de produtos a liberalizar, cerca de 90% da pauta aduaneira, com exclusão de 3% das linhas tarifarias e de 7% de produtos sensíveis tem sido o foco das negociações por parte do país, não só pelo impacto nas receitas públicas, mas também na proteção da produção nacional e segurança alimentar” explicou o Ministro Alexandre Monteiro.

O Governo tem implementado as políticas traçadas no Programa do Governo para a IX legislatura e pelo PEDS onde afirma o desenvolvimento de Cabo Verde enquanto Plataforma Comercial e Industrial localizada no Atlântico Médio.  E é neste sentido que “pretendemos transformar o nosso território num Centro Internacional de Negócios e de atração do IDE e de promoção da iniciativa Empresarial endógena” declarou o Ministro.

De referir que já foram implementadas algumas medidas neste sentido nomeadamente, a operacionalização do Centro de Negócios de Cabo Verde (CIN-CV), já estão identificadas, em estreita articulação com as Câmaras Municipais e com o instituto Nacional de Gestão de Território (INGT), as zonas de Desenvolvimento Industrial e Logística. Também já foi efetuado o upgrade do IGRP, plataforma online, no domínio de licenciamento industrial, bem como a aprovação, em Conselho de Ministros, da resolução que cria a Comissão Nacional de Certificação (CNC).

A data é celebrada no país com um workshop técnico intitulado “A perspetiva de Cabo Verde: Mercado Comum –  Oportunidades para a Indústria Cabo Verdiana”, realizado entre a Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia (DNICE) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

O Dia da Industrialização em África é celebrada a 20 de novembro desde 1990 com intuito de mobilizar a comunidade internacional a contribuir para o fortalecimento da indústria africana.