Notícias

Ministro Carlos Santos recebe Embaixador da Rússia.  Acordo no domínio aéreo e atração de turistas russos na agenda

O encontro entre o Ministro Carlos Santos e o diplomata russo permitiu analisar os desafios e oportunidades ao nível dos dois setores e procurar objetivos comuns que sirva ambos os países e ver quais as possibilidades de impulsionar investimento russo a nível do turismo e de transportes. 

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 28 de julho, com o Embaixador da República Federativa da Rússia em Cabo Verde, Vladimir Sokolenko, para, entre outros aspetos, analisar um novo acordo de cooperação no domínio aéreo a ser assinado entre os dois Países e a criação de condições para a promoção e prosseguimento do fluxo regular de turistas russos a Cabo Verde.

O encontro entre o Ministro Carlos Santos e o diplomata russo permitiu analisar os desafios e oportunidades ao nível dos dois setores e procurar objetivos comuns que sirva ambos os países e ver quais as possibilidades de impulsionar investimento russo a nível do turismo e de transportes.

A aproximação do investimento russo a Cabo Verde é muito importante na medida em que poderá ser uma boa oportunidade para o setor do turismo no País. Por isso, este encontro, entre Carlos Santos e o diplomata Russo, para além de constituir mais um passo para o relançamento e a retoma desta cooperação e uma oportunidade para analisar a chegada de turistas russos com maior brevidade possível ao País pós Covid-19 e debater as relações bilaterais nas suas distintas facetas, da dimensão política à económica e comercial, com especial enfoque na identificação de janelas de oportunidades para o seu fortalecimento, particularmente nos setores do turismo e transportes.

Note-se que a Rússia é uma das grandes potências mundiais e um mercado emissor em crescimento enquanto um país continental com fronteiras na Europa e na Ásia o que poderá contribuir claramente para o objetivo do Executivo cabo-verdiano.

Recorde-se que no ano passado, a Rússia recebeu a visita de várias entidades governamentais nacionais, incluindo a visita do então Ministro do Turismo e Transportes acompanhado de uma forte delegação e uma missão empresarial muito representativa onde foi criada uma agenda de seguimento que inclui, entre outros, um FAM trip de operadores turísticos russos a Cabo Verde, cujo projeto na sua fase de realização foi interrompido e suspenso pela pandemia.

As relações diplomáticas entre Cabo Vede e a Rússia antecedem a independência nacional. Atualmente o interesse dos dois países em intensificar as relações é inquestionável

A assinatura do Acordo de Isenção Recíproca de Vistos entre os dois países, o acordo de Entrada Simplificada de Navios russos nas Águas/Portos de Cabo Verde e a abertura, em breve, do Consulado Honorário de Cabo Verde em Moscovo, são resultados, já conseguidos entre ambos países e espelham a vontade em reforçar a cooperação bilateral.