Notícias

Ministro da Agricultura e Ambiente participa na 1ª Conferência Ministerial Israel-CEDEAO

O Ministro da Agricultura e Ambiente,  Gilberto Silva participou na 1ª conferência ministerial Israel-CEDEAO em Tel Aviv – Israel sob o lema “Reforço da Produtividade Agrícola Sustentável nas Regiões Áridas e Semiáridas – a experiência de desenvolvimento israelita”, entre os dias 4 a 7 de dezembro. O evento foi organizado pela agência MASHAV, no quadro da Cooperação entre o Estado Israelita com os Países Oeste Africanos.

A 1ª conferência ministerial Israel-CEDEAO serviu de espaço para discussão sobre o reforço da cooperação entre o Estado Hebreu e os países da África Ocidental no desenvolvimento do setor da agricultura, designadamente a irrigação e a gestão de água e dos solos, a produção agrícola e pecuária sustentáveis, a investigação agrária, a extensão rural e as tecnologias inovadoras nestes domínios.

Durante a conferência, as empresas israelitas organizaram para as delegações dos países do Oeste África uma exposição de tecnologias inovadoras no domínio da agricultura, proporcionando contatos e oportunidades de colaboração com vista à sua disponibilização e aplicação nesses países.

O Ministro da Agricultura e Ambiente teve um encontro com o seu homólogo, Uri Yeruda Ariel HaCohen, com quem discutiu as possibilidades de reforço da cooperação entre os dois países elencando algumas áreas prioritárias para o reforço da cooperação, sendo, a gestão da água na agricultura e tecnologias de irrigação, especialmente no que tange à reutilização das águas residuais tratadas, as tecnologias relativas a culturas protegidas em estufas, a fruticultura, com destaque para a cultura de tamareiras, a pecuária de pequenos ruminantes, a extensão rural e o treinamento de profissionais cabo-verdianos.

 Um compromisso político imediato que saiu deste encontro com o seu homólogo é a oportunidade de bolsas de formação para técnicos, a partir de 2017.

A ocasião foi oportuna para um encontro do Ministro com representações de empresas com interesse em investir em Cabo Verde em alguns domínios. Com base nisso, será organizada uma deslocação de uma delegação de empresários a Cabo Verde no próximo mês de janeiro.