Notícias

Ministro do Mar assegura reabilitação do cais de pesca da Praia

O governante ressaltou que o Governo de Cabo Verde tem conhecimento desta problemática, a Enapor dentro do seu plano de atividades prevê a reabilitação e expansão do porto, que deverá ser feito numa parceria publico privado juntamente com a empresa subconcessionária CV OCEAN (CVO). Para isso, no início desta semana, o Ministro Abraão Vicente promoveu um encontro entre a DNPA-Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, Enapor - Portos De Cabo Verde e CVO para juntos encontrarem os melhores caminhos para resolver os desafios do complexo.

O Ministério do Mar tem promovido uma política de proximidade com os diferentes intervenientes do sector do mar, por forma a que as decisões e projetos implementados visando o desenvolvimento sustentável do país, correspondam igualmente aos anseios dos homens e mulheres que lidam diretamente com o sector.

Nesta senda, através da DNPA-Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, o Ministério promoveu na manhã desta quinta-feira, 11 de janeiro, um encontro com os armadores de pesca da cidade da Praia.

Durante este encontro o governante auscultou as preocupações dos armadores com foco na necessidade de expansão do cais de pesca, cuja dimensão não dá respostas à demanda atual, e na renovação de licenças de pesca.

O governante ressaltou que o Governo de Cabo Verde tem conhecimento desta problemática, a Enapor dentro do seu plano de atividades prevê a reabilitação e expansão do porto, que deverá ser feito numa parceria publico privado juntamente com a empresa subconcessionária CV OCEAN (CVO). Para isso, no início desta semana, o Ministro Abraão Vicente promoveu um encontro entre a DNPA-Direção Nacional de Pesca e AquaculturaEnapor – Portos De Cabo Verde e CVO para juntos encontrarem os melhores caminhos para resolver os desafios do complexo.

O Governante aproveitou ainda para reforçar que o programa de fibragem das embarcações continuará em 2024, avaliar o impacto do programa de retoma e as demais programas lançados pelo Governo de Cabo Verde para consolidação e desenvolvimento do sector das pescas em Cabo Verde.
O Governante reconheceu que os desafios são vários, há muito trabalho ainda para ser feito no sector do mar, mas assegurou que as perspetivas são boas e as melhorias já são visíveis e palpáveis.

Este encontro é parte de um ciclo de encontros que o governante fará pelas diferentes ilhas e comunidades costeiras do país em 2024.