Notícias

Ministro do Mar defende inovação e trabalho conjunto para o futuro da ZEEM

“O futuro da ZEEM será aquilo que formos capazes de trabalhar, inovar e construir em prol do desenvolvimento”. A afirmação foi feita ontem, 05 de junho, pelo Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, durante a cerimónia de posse do novo Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Zona Económica Especial Marítima (AZEEM), em São Vicente.

Na ocasião, o Ministro destacou ao novo PCA, Dr. Aníbal Fonseca, que a ZEEM é uma instituição com história, que atua no presente e projeta um futuro promissor. Reforçou, contudo, que esse futuro dependerá da capacidade coletiva de impulsionar iniciativas que promovam o desenvolvimento não apenas de São Vicente, mas também da integração económica das ilhas do norte de Cabo Verde, nomeadamente, São Vicente, Santo Antão, Santa Luzia e São Nicolau.

O governante recordou o processo de criação da AZEEM no Parlamento, sublinhando que a proposta do Governo foi aprovada por unanimidade do Deputados da Nação, o que demonstra o consenso nacional em torno da sua importância estratégica para o desenvolvimento do País.

Sublinhando a visão de modernização promovida pelo Governo, o Ministro referiu que estão a ser implementados diversos instrumentos e infraestruturas fundamentais, desde os portos e estaleiros navais até às estruturas de apoio à pesca, com o objetivo de atrair investimentos e dinamizar a economia. Enfatizou que a ZEEM tem a responsabilidade de aproveitar esses recursos e transformá-los em resultados concretos.

Ao abordar o papel do mar na economia cabo-verdiana, o Ministro realçou que se trata de uma via estratégica para a diversificação económica, contribuindo significativamente para o crescimento nacional, tendo salientou ainda que a Economia Azul já é uma realidade no País, com o mar representando cerca de 19% do PIB nacional, apenas atrás do turismo, que corresponde a 25%. Acrescentou que o mar possui ainda um grande potencial de expansão, especialmente como fator impulsionador das atividades turísticas.

“O mar é um meio fundamental para o desenvolvimento do turismo e da própria economia nacional”, afirmou o governante, destacando o seu papel como eixo central para a diversificação e crescimento sustentável.

O Ministro defendeu a importância do alinhamento estratégico entre a AZEEM, a Câmara Municipal de São Vicente e a Cabo Verde TradeInvest, apelando para que a ZEEM se afirme como um verdadeiro interlocutor dos investidores na ilha.

Finalizando, o Ministro felicitou o novo Conselho de Administração e toda a equipa da AZEEM, desejando-lhes “os maiores sucessos” e aproveitou a ocasião para homenagear o PCA cessante, reconhecendo o seu trabalho, dedicação e contributo à frente da instituição.