Notícias

Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde encontra – se com seu homólogo japonês, Taro Kono

No âmbito da 7ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África (TICAD), a realizar-se em Yokohama (Japão), de 28 a 30 de agosto, sob o lema “Fazer progredir o desenvolvimento da África, pela via da tecnologia, da inovação e do capital humano”, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares encontrou – se com seu homólogo japonês, Taro Kono, durante um jantar de boas vindas oferecida pelo chefe da diplomacia japonesa aos ministros dos negócios estrangeiros africanos presentes no evento.

No âmbito da 7ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África (TICAD), a realizar-se em Yokohama (Japão), de 28 a 30 de agosto, sob o lema Fazer progredir o desenvolvimento da África, pela via da tecnologia, da inovação e do capital humano, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares encontrou – se com seu homólogo japonês, Taro Kono, durante um jantar de boas vindas oferecida pelo chefe da diplomacia japonesa aos ministros dos negócios estrangeiros africanos presentes no evento.

Os dois governantes aproveitaram o momento para conversar sobre as relações de cooperação e amizade entre os dois países e ainda sobre a possibilidade de Taro Kono visitar Cabo Verde antes do final deste ano ou em meados do próximo ano.

“No ano passado, o chefe da diplomacia japonesa estava para visitar a Cabo Verde em dezembro, mas devido as intempéries que assolaram o Japão na altura impossibilitaram a sua visita”, frisou Luís Filipe Tavares aos repórteres japoneses.

A TICAD é provavelmente uma das maiores conferências multi-bilaterais de cooperação com a África, e Cabo Verde esteve presente em todas as 6 edições, numa demonstração de forte empenho na concretização e no alargamento de intenções de cooperação existentes.

De salientar, que as relações entre Cabo Verde e Japão têm uma tradição positiva e de estabilidade. O diálogo é de qualidade e as partes reconhecem uma proximidade em diversas matérias importantes da pauta internacional. 2019 apresenta-se como um ano rico de contactos a alto nível. Para além da participação ao mais alto-nível na VII TICAD, estão previstas outras visitas de entidades dos dois países, numa perspetiva de reforçar todas as vertentes da relação de Cabo Verde com a da Terra do Sol Nascente.

Com o Japão, Cabo Verde tem beneficiado de uma cooperação generosa, tendo como principais modalidades, a cooperação técnica incluindo a ajuda alimentar, a formação de curta e longa duração (estágios e pós-graduação) no Japão, ajuda para projetos de cooperação com destaque para portos de pesca, apoios em equipamentos para pescas, agricultura e o fornecimento de água.  A ajuda alimentar mantem-se como a mais constante das formas de ajuda concedida.

Nesta Sétima Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África, (TICAD), o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, acompanha o Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.